Vincent Garcia, editor-chefe da revista France Football, que organizou a premiação Bola de Ouro em parceria com a Uefa, revelou os motivos pelos quais Vini Jr. não levou o prêmio este ano. "É óbvio que Vinicius provavelmente sofreu com a presença de Bellingham e Carvajal no top 5 do Bola de Ouro, porque matematicamente isso lhe tirou alguns pontos", afirmou.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
"Isto também reflete a temporada do Real Madrid, que teve três e quatro jogadores [no ranking], o que fez com que os juradores dividissem seus votos entre eles, e acabou beneficiando Rodri [o vencedor]", completou.
A equipe do Real Madrid boicotou a cerimônia em Paris na segunda-feira, 28, ao descobrir que o jogador brasileiro não levaria o prêmio. Ele era considerado o favorito para vencer o Bola de Ouro na categoria masculino, que teve Rodri, do Manchester City, como campeão. Com a premiação, ele foi consagrado o melhor jogador do mundo desta temporada.
"Sofri muita pressão do Real Madrid, mas, como ocorre co outros clubes, fui sempre claro e justo. Talvez o meu silêncio os tenha levado ao limite, mas fiz igual com os outros. Fiquei desagradavelmente surpreendido com a ausência deles", disse Garcia.
Os números mostram que o atacante do Real Madrid teve temporada de melhor do mundo. Vini Jr. brilhou e levou o clube espanhol ao 15º título da Liga dos Campeões. Ele também foi destaque na campanha vitoriosa da La Liga.
"Eu faria 10x se for preciso. Eles não estão preparados", escreveu Vini Jr. após ter ficado em segundo lugar. Em tom de protesto, o Real Madrid não enviou representantes para a cerimônia, no qual ganhou o prêmio de melhor time da temporada.
Em nota à AFP, o clube espanhol declarou que "se os critérios do prêmio não proclamam Vinicius como vencedor, esses mesmos critérios deveriam proclamar Carvajal como vencedor. Como isso não ocorreu, é óbvio que a Bola de Ouro não respeita o Real Madrid".