O Atlético-MG perdeu fora de casa para o Bahia na noite deste domingo 15 de Setembro por 3×0, em jogo válido pela 26° rodada do campeonato Brasileiro. Além da derrota que mantém o time na 10° colocação do campeonato, o Galo chegou à mais uma marca negativa no Brasileirão.
Mesmo tendo dois jogos a menos em relação à maioria dos times do campeonato, o Atlético-MG possui apenas 45% de aproveitamento no campeonato Brasileiro após 24 jogos disputados. A derrota para o tricolor baiano foi a sétima do Galo na competição, mantendo o desempenho do clube abaixo da metade do aproveitamento total do campeonato.
Dividindo o foco em outras competições, o Atlético-MG tem dificuldades para vencer seus jogos no campeonato Brasileiro. Com apenas 8 vitórias na competição, o Galo é o segundo time que mais empatou no campeonato, são nove empates no total, fazendo o clube ficar atrás apenas do Corinthians, que empatou 10 vezes.
Outro fator que contribui para o baixo desempenho atleticano é a falta de segurança defensiva da equipe no campeonato. Passando apenas cinco jogos sem sofrer gols, o Atlético-MG já sofreu 36 tentos na competição, seis à mais do que sofreu em todo o campeonato Brasileiro de 2023, quando o Galo teve a melhor defesa da competição, ao lado do rival Cruzeiro.