Os momentos que antecedem a decisão da Copa do Brasil tiveram uma cena lamentável. O ônibus que transportava os jogadores do Atletico-MG à Arena da Baixada, em Curitiba, foi apedrejado por torcedores do Athletico-PR. Ninguém da delegação do Galo se feriu, porém o vidro de uma das janelas do veículo foi quebrado.
Mais cedo, uma caravana que levava torcedores do Atlético-MG de Belo Horizonte em direção à Curitiba também foi alvo de pedras e dois tiros. Vale destacar que nenhum torcedor se feriu na ocorrência.
As duas equipes entram em campo às 21h30 para a decisão da Copa do Brasil. No primeiro jogo, o Atlético-MG goleou por 4 a 0, no Mineirão, e tem uma grande vantagem de poder perder por até três gols para conquistar o bicampeonato da competição nacional. O Galo ergueu recentemente a taça do Campeonato Brasileiro depois de um jejum de 50 anos.
O Athletico-PR, por sua vez, necessita reverter a situação e vencer por quatro gols de diferença para levar a decisão para as cobranças de pênaltis. A equipe já conquistou o título da Copa Sul-Americana na temporada ao derrotar o RB Bragantino, em Montevidéu, no Uruguai.