O Brasil não conseguiu se classificar para a final do revezamento 4x100m feminino nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Nesta noite de quarta-feira (pelo horário de Brasília), o time nacional terminou a sua bateria eliminatória das semifinais na quinta colocação, ficando distante da grande decisão por medalhas.
Largando na raia de número 2, o Brasil não teve um bom início de prova, ficando para trás nos trechos percorridos por Bruna Farias e Ana Cláudia Lemos. Vitória Rosa e Rosângela Santos buscaram uma recuperação na reta final, porém não conseguiram a classificação, finalizando com o tempo 43s15.
Essa foi a segunda bateria classificatória para a final, que teve o quarteto da Alemanha, com a marca de 42s00 cravados, garantindo a liderança. A Suíça (42s05) e a China (42s82) ficaram nas respectivas segunda e terceira colocações, enquanto a Polônia chegou logo à frente das brasileiras, com o tempo de 43s09.
Os dois grandes destaques da semifinal, porém, estiveram na primeira bateria desta semifinal. A Grã Bretanha cravou o melhor tempo geral, com 41s55, enquanto os Estados Unidos vieram em seguida, com 41s90.