Testemunha diz que ouviu gritos antes de tiros de Pistorius

3 mar 2014 - 10h35
(atualizado às 11h43)
Observado por June Steenkamp (à dir.), mãe de Reeva, Oscar Pistorius chega ao tribunal de Pretória para o início do julgamento pela morte da namorada
Observado por June Steenkamp (à dir.), mãe de Reeva, Oscar Pistorius chega ao tribunal de Pretória para o início do julgamento pela morte da namorada
Foto: AP

A primeira testemunha no julgamento do caso de assassinato de Oscar Pistorius afirmou que ouviu "gritos de congelar o sangue" de uma mulher, antes dos tiros disparados pelo atleta sul-africano que mataram sua namorada, Reeva Steenkamp, em 14 de fevereiro do ano passado. O depoimento foi uma abertura dramática para um caso que pode terminar com a prisão perpétua de uma das figuras mais admiradas do esporte.

Testemunhando após a estrela olímpica afirmou ser inocente do assassinato de sua namorada, Michelle Burger, que mora em uma casa vizinha à de Pistorius, afirmou que acordou no meio da noite por uma mulher gritando por socorro.

Publicidade

"Eu ainda estava na cama e ouvi os gritos dela", disse Burger à Corte de Pretória, na língua africâner e com a ajuda de um intérprete. "Ela gritou terrivelmente e clamou por socorro. Então também ouvi um homem gritando por ajuda. Ele gritou por socorro três vezes".

Julgamento de Oscar Pistorius começa em Pretória
Video Player

Pensando ser uma invasão de domicílio, Burger afirmou que seu marido ligou para a segurança privada que faz a vigilância da casa. Pouco depois, o casal ouviu mais gritos. "Eu ouvi os gritos de novo. Foi pior, mais intenso. Ela estava apavorada. Logo depois dos gritos, ouvi quatro tiros. Foi traumático, gritos de congelar o sangue", disse a testemunha.

Durante o depoimento, Pistorius, 27 anos, se manteve sentado e impassível, olhando para o chão. O atleta, que nasceu sem parte das pernas mas correu a semifinal dos 400 m na Olimpíada de 2012 com próteses de fibras de carbono, defendeu que a morte de Steenkap foi um trágico acidente, alegando ter confundido a noiva com um intruso se escondendo no banheiro.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se