Não é de hoje que a Fórmula 1 e a Amazon Web Services (AWS) trabalham juntas. A parceria vem de 2018. Mas agora meteram o pé no pedal. O objetivo é revolucionar a experiência de assistir às corridas através de tecnologia de IA de ponta.
James Bradshaw, chefe de tecnologia da F1, diz que o objetivo de usar a IA é "levar a experiências cada vez mais personalizadas para os fãs".
Quer estatísticas? Já tem um Statbot alimentado por IA:
- - Estreia foi nesse Grande Prêmio da Espanha;
- - Fornece dados de corrida em tempo real e informações contextuais para os apresentadores da transmissão;
- - Melhora a experiência de visualização com insights personalizados.
Quer entender melhor o que pode acontecer na corrida, nos próximos minutos? Está aí o F1 Insights:
- - Utiliza modelos de aprendizado de máquina treinados com dados de mais de 300 sensores por carro;
- - Oferece recursos como "Previsão de Batalha", prevendo oportunidades de ultrapassagem;
- - Fornece insights estratégicos em tempo real, incluindo Estratégia Prevista de Pit Stop;
- - Simula cenários baseados em diferentes estratégias de corrida;
- - Usa "data points" como tempo de cada volta, ritmo de corrida e condições climáticas;
- - Ah, e em qualquer língua, porque o sistema automatiza legendas usando o Amazon Transcribe.
Tudo usando a infraestrutura de nuvem escalável Amazon CloudFront. Pra que tudo isso? Oras, para tornar a experiência de assistir Fórmula 1 mais engajante, eletrizante.
No final da história, para aumentar o número de espectadores e assinantes, e junto anunciantes. Pra ganhar mais dinheiro. F1 é emoção, paixão, tecnologia – mas antes de mais nada, business.
E como todo negócio, pode ser acelerado usando IA.
(*) Alex Winetzki é CEO da Woopi e diretor de P&D do Grupo Stefanini, de soluções digitais.