Sem se abalar pela perda do título da temporada para Max Verstappen, Lando Norris mostrou força nesta sexta-feira ao faturar a pole position da corrida sprint do GP do Catar de Fórmula 1. Ele desbancou George Russell, da Mercedes, e o parceiro de McLaren, Oscar Piastri, para garantir a melhor posição no grid para sábado.
Com pneus macios, o piloto britânico obteve a pole com o tempo de 1min21s012 no Circuito Internacional de Lusail. Norris vinha disputando o título do Mundial de Pilotos desde o primeiro semestre, mas não conteve Verstappen, que se sagrou tetracampeão mundial no fim de semana passado no GP de Las Vegas, nos Estados Unidos, faltando duas etapas para encerrar a temporada.
A decepção, contudo, parece não ter abalado o piloto da McLaren. Mais solto, exibiu maior potência ao longo do treino que define o grid da corrida sprint, a prova menor que é disputada no sábado, a partir das 11 horas (de Brasília). Tanto Norris quanto Piastri seguem na busca por levar a equipe ao título do Mundial de Construtores da F-1.
Norris vai largar ao lado de Russell, que vive grande momento nesta reta final da temporada - ele foi o vencedor em Las Vegas. Atrás deles virão Piastri e o espanhol Carlos Sainz Jr., da Ferrari. Charles Leclerc, o mais rápido no único treino livre do fim de semana, no início desta sexta, obteve apenas o quinto melhor tempo.
Já Verstappen mostrou evolução em comparação à sessão que abriu o fim de semana. O novo tetracampeão da F-1 largará do sexto posto, à frente do inglês Lewis Hamilton, que esteve longe de acompanhar o ritmo de Russell nesta sexta.
Os pilotos voltam para a pista de Lusail no sábado para a disputa da corrida sprint, às 11h. No mesmo dia, a sessão classificatória para a corrida principal será às 15h. No domingo, a largada está agendada para as 13h.