O diretor técnico da Red Bull, Pierre Waché, reconheceu as recentes dificuldades que o RB20 vem enfrentando e apontou as simulações como uma área onde a equipe precisa melhorar.
Mesmo liderando os campeonatos de pilotos e construtores na Fórmula 1 na primeira metade da temporada de 2024, o sinal de alerta na Red Bull já acendeu.
Acostumada com o domínio de seu carro já temporada de 2023, quando conquistou 21 vitórias em 22 corridas, o cenário em 2024 é bem diferente. Nas etapas antes das férias de verão a Red Bull sentiu o declínio de seu carro, com uma concorrência mais acirrada de Ferrari , Mercedes e McLaren.
Max Verstappen também sentiu o declínio do carro e vem reclamando constantemente nas últimas corridas, principalmente em relação ao freio, objeto de investigação da FIA, que alterou o regulamento obrigando a Red Bull retirar uma peça que distribuía a força de frenagem de forma a dar mais estabilidade e velocidade nas curvas.
Não se sabe se este é o real motivo, ou o único motivo, para o carro da Red Bull não estar apresentando o rendimento esperado.
Falando em entrevista ao Motorsport.com, Waché revelou que as simulações realizadas pela equipe não estão no patamar ideal. A Red Bull, inclusive, possui o túnel de vento mais antigo do grid e o diretor técnico da equipe confirmou investimentos em um novo túnel de vento nos próximos anos.
Assista ao vídeo com comentário de Charley Gima.
(*) Charley Gima é jornalista, produtor musical e criador do canal Fórmula FuteRock.