F1: FIA apresenta novo carro-conceito para a temporada de 2026

Além de uma nova estética, os carros devem passar por modificações técnicas, como a substituição do atual sistema de DRS pelo "botão de ultrapassagem".

12 dez 2024 - 21h28
(atualizado em 13/12/2024 às 06h08)
Foto: Esporte News Mundo

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) divulgou nesta quinta-feira (12) o que chamou de uma "versão refinada" do carro-conceito que será utilizado a partir da temporada de 2026.

Confira as imagens computadorizadas divulgadas:

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Imagens computadorizadas mostram carro-conceito para 2026.
Foto: Divulgação/F1 / Esporte News Mundo
Imagens computadorizadas mostram carro-conceito para 2026.
Foto: Divulgação/F1 / Esporte News Mundo
Imagens computadorizadas mostram carro-conceito para 2026.
Foto: Divulgação/F1 / Esporte News Mundo
Imagens computadorizadas mostram carro-conceito para 2026.
Foto: Divulgação/F1 / Esporte News Mundo

O que muda a partir de 2026

As alterações no design dos carros acompanham as mudanças no regulamento para 2026, anunciadas pela FIA em junho de 2024. O objetivo das atualizações é tornar os carros mais ágeis e sustentáveis, facilitando as ultrapassagens para intensificar as disputas e aumentar a emoção para os fãs.

Uma das principais mudanças será a extinção do sistema de DRS, conhecido como "asa móvel". Ele será substituído pelo "modo de ultrapassagem manual", que poderá ser acionado pelo piloto quando estiver a menos de 1 segundo do adversário à frente. Esse sistema fornecerá potência extra ao motor, facilitando as ultrapassagens.

Outra alteração importante será na composição das asas dianteira e traseira, que passarão a ser móveis. Os pilotos poderão ajustar os ângulos das asas em dois modos diferentes: X, para economizar combustível e ganhar velocidade nas retas, e Z, para aumentar o desempenho nas curvas.

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Além disso, as baterias terão 300% mais potência, e os motores serão simplificados.

A segurança dos pilotos é uma das prioridades do novo regulamento. O design renovado inclui bicos maiores nos carros, com o objetivo de melhorar a resistência a impactos frontais e afastar os impactos do cockpit, protegendo melhor os pilotos.

A partir de 1º de janeiro de 2025, as equipes poderão começar a trabalhar no desenvolvimento do novo modelo para 2026.

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