De maneira até certo ponto inesperada, FIA/ACO divulgaram a lista oficial de carros e equipes inscritos para a Temporada 2025 do FIA WEC nesta sexta (22/11). Alguns times vinham fazendo seus anúncios antes mesmo desta divulgação. O caso mais claro foi a confirmação da entrada da Mercedes na LMGT3 com a Iron Lynx.
Algumas listas vinham circulando durante a semana e não foram diferentes do que o documento oficial. Além da confirmação da entrada da Aston Martin entre os Hypercars e da Mercedes, o que chamou a atenção foi a saída da Lamborghini nas duas categorias, o não retorno de Isotta Fraschini e Vanwall, além da manutenção de um único Porsche 963 pela Proton.
Embora siga sendo um grid de respeito, a expectativa do FIA/ACO era que 2025 tivesse 40 carros no grid (22 hypercars e 18 LMGT3). Porém, a decisão de que cada marca alinhasse pelo menos 2 carros acabou pensando e teremos 36, 1 a menos do que a média da temporada 2024. A principal aposta é que a organização estaria segurando a vaga que seria da Hyundai/Genesis na Hypercars para 2026.
Este número diminui também a pressão sobre os circuitos da temporada e abre espaço para que haja mais convidados para as 24 Horas de Le Mans, que, em princípio, deverão ter 62 inscritos, já contando com a participação dos LMP2.
Vamos falar um pouco sobre as categorias.
Hypercar
Aqui, as mudanças principais foram a chegada da Aston Martin com os 2 Valkyrie da The Heart of Racing e a saída dos Lamborghini da Iron Lynx, além da confirmação da Jota Sport como equipe oficial de fábrica da Cadillac.
Havia a expectativa dos Porsche 963 da Jota Sport serem remanejados. Um deles era esperado com a Proton, porém o time alemão confirmou que alinhará com 1 único 963, tal qual este ano.
Fora isso, os outros times seguem dentro do que foi feito este ano. Toyota segue com 2 trios, bem como Porsche Penske, Alpine, Peugeot e BMW. Ferrari segue com seu time principal e a AF Corse. A ver como será em Le Mans, onde a Penske deverá alinhar mais um carro, trazido do IMSA, bem como a Cadillac. Não podemos ainda esquecer do Cadillac da Whelen Action Express.
LMGT3
A categoria sofreu um pequeno cataclisma com o anúncio da Mercedes vindo com a Iron Lynx, que deixou a Lamborghini. Outra grande mudança veio da grande vencedora de 2024 na LMGT3, a Manthey Racing: sai o 91 e entra o 85 com as Iron Dames, que traz Celia Martin, egressa da Michelin Le Mans Cup, no lugar de Sarah Bovy, que foi reclassificada como piloto Prata. O 92 vem com Ryan Hardwick, Richard Lietz (o único remanescente) e Riccardo Pera.
Fora isso, a principal mudança foi a saída da D’Station, que resolveu focar no GT japonês, e a entrada da Racing Spirit of Le Mans. Mesmo assim, segue a Aston Martin como veículo. No mais, segue tudo como antes. A dúvida que fica agora é se Valentino Rossi segue na WRT para pilotar pela BMW. Um sinal não muito animador é que na lista inicial, o time belga assume os numerais 31 e 32...
BRASILEIROS NO WEC
Na lista inicial divulgada, o único confirmado é Augusto Farfus, mantido no 31 da WRT. Nicolas Costa, que fez um ano muito bom na United, tem boas chances de ser confirmado na McLaren 59, que terá o suíço Gregoire Saucy mais uma temporada.
André Negrão, que ficou de fora da Alpine esta temporada, é um nome que figura como especulado no próprio time francês e na Aston Martin. Felipe Drugovich também foi cogitado no time britânico, mas a participação do jovem paranaense com o Cadillac da Whelen Action Express em Daytona deixa no ar que deve participar novamente nas 24 Horas de Le Mans.
Outro nome bem cotado foi o de Pipo Derani. Após deixar a Cadillac no final da temporada do IMSA, Derani foi cogitado na AF Corse e na BMW. Porém, o que se fala como destino provável é capitanear o desenvolvimento do projeto Genesis/Hyundai, que também terá jornada dupla no FIA WEC e IMSA. Assim, deve bater ponto somente em Le Mans.
Um nome importante nesta lista e que deve somente aparecer em Le Mans é o de Daniel Serra, piloto oficial da Ferrari, ficando com foco no IMSA e no Europeu de Endurance. Fora isso, outros nomes podem aparecer, mas pontualmente.