Enfim foi confirmada a notícia que muitos brasileiros já esperavam. Gabriel Bortoleto foi anunciado como piloto titular pela Sauber/Audi, na Fórmula 1, para a temporada 2025. Ele é o atual líder na Fórmula 2 e seu nome foi ganhando força após um fim de semana incrível no GP da Itália, largando de 22º e conquistando a vitória.
Bortoleto deixou para trás um dos nomes mais fortes para ocupar a vaga da equipe, Valtteri Bottas. O brasileiro correrá ao lado de Nico Hulkenberg. "Atualmente, estamos testemunhando uma mudança de geração na Fórmula 1, com jovens pilotos causando impacto imediato. Ao contratar Gabriel Bortoleto, garantimos um desses grandes talentos", afirmou Gernot Döllner, presidente do Conselho da Sauber.
"Sua contratação ressalta a estratégia de longo prazo da Audi e o comprometimento com a Fórmula 1", completou Döllner. "Sou imensamente grato pela oportunidade que a equipe me deu e pela chance de trabalhar ao lado de um piloto experiente como Nico", comentou Gabriel Bortoleto nas redes sociais.
A nova equipe do brasileiro para 2025, na verdade, tem investimento da Audi, que busca ser equipe de motor para 2026, quando as regras da F1 mudarão. O ex-chefe da Ferrari, Mattia Binotto, é quem está à frente do projeto da equipe, junto com Jonathan Wheatley, ex-Red Bull.
O jovem Gabriel Bortoletto, de 20 anos, foi anunciado como reforço da Sauber/Audi para a temporada de 2025 da Fórmula 1. Ele será o 32º brasileiro da história a pilotar na categoria e o primeiro titular do grid desde 2017, quando Felipe Massa deixou as pistas
A última vez que um brasileiro pilotou na F1 foi em 2020, quando Pietro Fittipaldi participou dos GPs de Sakhir e Abu Dhabi pela Haas, substituindo Romain Grosjean, que havia sofrido um grave acidente.