Confira declarações dos pilotos após a classificação do GP da Austrália da F1 2022

Charles Leclerc levou sua segunda pole em 2022, de novo tendo Max Verstappen como maior rival. Sergio Pérez, Lando Norris e Lewis Hamilton fecham o top-5 no grid de largada

9 abr 2022 - 10h13
Charles Leclerc conquistou a pole do GP da Austrália
Charles Leclerc conquistou a pole do GP da Austrália
Foto: AFP / Grande Prêmio

A fase da Ferrari é inegavelmente boa. Líder do Mundial de Construtores e também do de Pilotos com Charles Leclerc, a escuderia voltou a demonstrar força no treino classificatório do GP da Austrália, realizado neste sábado (9) em Albert Park. Leclerc foi o mais rápido, derrotando Max Verstappen para garantir a pole-position.

Sergio Pérez larga em terceiro e terá Lando Norris como companhia na segunda fila. Lewis Hamilton, George Russell, Daniel Ricciardo e Esteban Ocon vêm na sequência. Carlos Sainz errou na volta rápida, saiu da pista e vai começar a corrida em nono. Fernando Alonso fecha o top-10, e com motivos para lamentar: o espanhol fazia grande volta, até que sofreu um problema hidráulico durante a volta rápida e acabou batendo.

Publicidade

O acidente de Alonso não foi o único do dia. Lance Stroll prensou Nicholas Latifi, que acabou batendo com relativa força ainda no Q1. O piloto da Aston Martin foi considerado culpa, enquanto o da Williams teve que levar para casa a maior parte dos danos.

Charles Leclerc conquistou a pole do GP da Austrália
Foto: AFP / Grande Prêmio

O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do fim de semana do GP da Austrália AO VIVO e EM TEMPO REAL. A largada está marcada para as 3h do domingo.

Confira todas as declarações dos pilotos após a classificação em Melbourne:

Charles Leclerc, pole: Leclerc celebra pole-position na Austrália, cita trabalho árduo e elogia ritmo da Ferrari

Publicidade

Max Verstappen, segundo: Verstappen mostra desconfiança com carro na Austrália: "Ainda não me senti bem"

Sergio Pérez, terceiro: Pérez lamenta estratégia da Red Bull no Q3, mas festeja 3º lugar: "Boa posição de largada"

Lando Norris, quarto: Norris diz que quarto melhor tempo em Melbourne "é como uma pole" para McLaren

Lewis Hamilton, quinto: Hamilton fala em "pior era" após mudanças no regulamento: "Carro parece uma cascavel"

George Russell, sexto:  "O carro estava pulando muito, o que limita o desempenho nas curvas rápidas, que era onde eu perdia tempo. Temos de segurar [Carlos] Sainz e [Fernando] Alonso, embora eles pareçam bastante rápidos. Amanhã vai ser complicado, mas acho que encontramos a melhor abertura frente às nossas limitações. A corrida será longa, vamos ver o que podemos fazer."

George Russell ficou atrás de Lewis Hamilton
Foto: Mercedes / Grande Prêmio

Daniel Ricciardo, sétimo: "Eu fico feliz com o Q3. A gente sabia que era algo que podia mostrar nosso progresso. Eu fico feliz com o Q3 e fico feliz com tudo, só não fiquei feliz com aquela última volta. Minha melhor volta foi a primeira, com pneu usado; eu fui 1s mais lento com os novos na segunda. Eu quase saí da pista umas três vezes e não tinha confiança na traseira do carro. É uma pena porque o pneu novo é algo que deveria te colocar mais à frente. Não quero que isso seja uma desculpa, é mais a minha frustração nesse momento. Ainda assim, é um sétimo lugar e é muito melhor do que, sei lá, 13°."

Publicidade

Esteban Ocon, oitavo: "Foi um resultado agridoce hoje. A gente teve os dois carros no Q3 e isso é bom, mas foi uma pena porque o Fernando vinha em uma volta absurda, uma pena ele não ter completado. Sei que a equipe está investigando certinho o que aconteceu, mas ele teve um ritmo muito forte o fim de semana todo. Da minha parte, não foi o dia mais tranquilo, mas preciso ficar feliz com o oitavo lugar. Estamos na briga amanhã, isso que importa. Temos muito trabalho a fazer e sei que tenho ritmo a tirar, não vamos deixar de tentar".

Carlos Sainz Jr., nono: Sainz culpa pneus frios por volta "horrível" e nono lugar no grid em Melbourne

Fernando Alonso, décimo: Alonso lamenta batida "frustrante demais" na Austrália e crê que podia largar no top-3

Pierre Gasly, 11°: "É sempre frustrante perder o Q3, mas acho que o fim de semana tem sido especialmente duro para nós. Vimos McLaren e Alpine evoluindo e nós não temos muito como fazer melhor que isso. Sabemos no que devemos trabalhar e temos atualizações por vir para as próximas corridas, mas é duro perder o Q3 por tão pouca diferença. Tentamos melhorar algumas coisas no carro, mas seguimos com problemas no fim de semana, é um pouco complexo. Fizemos o que dava, não acho que o Q3 era algo para nós hoje. A corrida é longa, os outros podem errar, é completar a prova e ver o que acontece".

Valtteri Bottas, 12°: Bottas perde sequência de 103 corridas seguidas no Q3 e brinca: "Acompanhei pela TV"

Yuki Tsunoda, 13°: "Foi complicado, mas sinto que tínhamos potencial para o top-10. Perdi performance no carro entre o Q1 e o Q2 e isso complicou, perdi a traseira, foi complicado. Escapei da pista em uma das minhas tentativas e atrapalhei a volta do Pierre [Gasly], quero me desculpar por isso. Vamos investigar o que aconteceu, espero acertar tudo e pontuar amanhã".

Publicidade

Guanyu Zhou, 14°: "Estou feliz com a minha performance, considerando tudo. Sofremos com o acerto para a classificação, mas passamos do Q1 e ainda pegamos uma posição que nos permite brigar pelos pontos amanhã. Não é uma pista fácil de se aprender, então estou feliz que tive boa performance, agora é focar em evoluir amanhã, ganhar posições e chegar no top-10. Acho que nosso acerto vai ajudar, estamos focados na corrida desde ontem. A primeira volta vai ser fundamental amanhã".

Mick Schumacher, 15°: "É uma pena, mas eu peguei tráfego no último setor. Tinha uns quatro ou cinco carros na minha frente, mas essas coisas acontecem. Fizemos o melhor possível, com a postura correta para essa sessão. Depois de uma sexta ruim, certamente recuperamos algum ritmo. Espero estar em uma posição boa para brigar amanhã, o carro pareceu competitivo em ritmo de corrida e deu para seguir os outros. Tomara que dê para ultrapassar."

A Haas pouco fez, mas chegou ao Q2 com Mick Schumacher
Foto: Haas F1 Team / Grande Prêmio

Kevin Magnussen, 16°: "Não está sendo nosso fim de semana até aqui, simplesmente não encontramos o acerto ideal nessa pista. Melhoramos algumas coisas, mas a classificação ficou bagunçada com a bandeira vermelha. Não acho que esse é um resultado representativo do que podemos fazer na corrida. Eu sinto que podemos ir além. Não vamos largar de uma ótima posição e temos de ver o que é possível fazer, mas estou otimista de que o carro é bom para a corrida."

Sebastian Vettel, 17°: Vettel deixa performance em segundo plano e vê "esforço impressionante" da Aston Martin

Nicholas Latifi, 18°: Latifi culpa Stroll por acidente durante Q1 do GP da Austrália: "Ele me fechou"

Publicidade

Alexander Albon, 20°: "Foi frustrante não ter ido ao Q2. A equipe fez um trabalho incrível durante a noite e nosso carro melhorou muito, a gente esteve em condições de brigar por algo mais. Estamos vendo que precisamos de voltas mais rápidas para aquecer os pneus e, infelizmente, minha segunda volta foi interrompida pela bandeira vermelha. Sinto que merecíamos mais na classificação, mas amanhã tem mais".

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se