Uma das notícias que mais repercutiram nesta terça (29) foi a notícia de que a FIA multou Honda e Alpine por conta de descumprimentos das regras financeiras estabelecidas pela entidade para o desenvolvimento de unidades de força para a F1.
Pouca gente se atentou aos valores envolvidos (Alpine levou uma bordoada de US$ 400 mil e a Honda, US$ 600 mil. Não esquecendo as custas envolvidas). Mas o grande barulho foi que mais uma vez estariam burlando as regras para ter desempenho. E a Red Bull levou novamente a pecha de que seria novamente “a grande malvada”.
Só que a coisa é mais simples do que se pintou...
No caso em questão, está se abordando as regras financeiras estabelecidas para as fabricantes de unidade de potência para a temporada de ... 2026. Além da definição do lado técnico, FIA, F1 e as montadoras discutiram como controlar o desenvolvimento das novas unidades sem que isso se tornasse uma corrida financeira, bem como otimizar as condições para novos entrantes.
Basicamente, este documento foi emitido em 2022 e começou a valer a partir de 1º de janeiro de 2023. Ali, estavam estabelecidos limites de desembolsos anuais (cerca de US$ 90 milhões entre 2023 e 2025 e US$ 120 milhões a partir de 2026) e quais os custos estavam enquadrados ou não nos limites orçamentários. Algo nos moldes do que foi feito para as equipes de F1.
Dentro desta lógica, os fabricantes aprovados pela FIA entregaram este ano os seus relatórios referentes ao ano de 2023. Na verificação, constatou-se que Honda e Alpine teriam descumprido as normas.
Ambas foram enquadradas no item 8.2 (e), que seria apresentar “documentação que fosse inexata ou levasse a conclusões erradas”. A Alpine também foi enquadrada no item d do mesmo item, que prevê “atrasar, impedir ou frustrar o exercício pela Administração do Controle de Gatos ou sua função regulatória, incluindo uma investigação conduzida sob as regras financeiras ou qualquer tentativa do tipo”.
No caso da Honda, os problemas foram as alocações de despesas em relação a manutenção do dinamômetro (aparelho onde são testadas as unidades) e de estoques. Já a Alpine atrasou a entrega do seu relatório do exercício 2023 e este veio com diversas informações incompletas. E lembrando que a Honda está realizando trabalhos para fornecedor motores à Aston Martin...
Dentro da avaliação, foram considerados descumprimentos menores e que não influíram nos trabalhos de desenvolvimento das unidades de 2026. Por este motivo que valores envolvidos não são de grande monta.
A FIA divulgou o acordo com as duas empresas em seu site, destacando que todos auxiliaram no processo de investigação, que não houve má-fé e que se tratou de brechas processuais. Ou seja, não houve um descumprimento de limites, mas sim erros de classificação, que não levaram a qualquer ganho de performance.
Ok, regras existem e devem ser seguidas. Especificamente no campo financeiro, os acontecimentos que levantaram discussões, especialmente em relação à Red Bull, acabaram por aperfeiçoar os controles, bem como os próprios times tiveram tempo para se acertar.
Isso não quer dizer que todo mundo é 100% certo. Existem muitas formas de ajustar estes aspectos. Porém, segue-se aqui também a velha filosofia: o que não está claramente proibido, permitido está.