Para quem esperava emoção na classificação do GP de Singapura, ela veio. Após muita variação, a McLaren confirmou o bom ritmo dos treinos e conseguiu marcar a pole position, com Lando Norris largando pela sexta vez na posição principal.
Mas a pole não veio sem briga. Não veio da forma tão impressionante como no TL3, mas confirmou a boa forma que o MCL38 vem apresentando nesta temporada. Piastri também andou próximo, mas um erro no ultimo setor o fez ficar em 5º lugar. Entretanto, chamou a atenção o trabalho feito por Verstappen e Red Bull em um circuito que não lhes é favorável. O time sabia que esta prova seria como "contenção de danos", mas Verstappen conseguiu fazer com o que o carro pudesse lutar na frente, obtendo o 2º lugar. Enquanto isso, Perez sofria com aderência e temperatura de pneus, ficando em 13º lugar.
A Ferrari parecia ser aquela quem poderia lutar por uma melhor posição, ainda mais diante dos bons dados trazidos pela nova asa trazida para esta pista. Mas o carro sofreu alguns problemas de desempenho no sábado: Leclerc ficaria em 6º lugar, mas perdeu a volta por nao ter resepitado o limite de písta, ficando em 9º lugar e Sainz acabou batendo na ultima curva quando estava abrindo a sua primeira volta no Q3, o que deve lhe levar a largar dos boxes por conta dos danos no trem traseiro...
Chamou a atenção nos treinos o bom desempenho das Williams, com Albon e Colapinto não passando para o Q3 por milésimos, ficando com 11º e 12º lugares. A Haas conseguiu chegar mais uma vez em um Q3 , desta vez com Hulkemberg. Mesmo caso de Tsunoda com a Racing Bulls, deixando mais uma vez Ricciardo para trás, alimentando os boatos de que o australiano já poderia ser substituido após esta prova.
As Mercedes deram um salto de desempenho para este sábado, conseguindo a segunda fila, com Hamilton em terceiro e Russell em quarto. Um trabalho intenso nos simuladores de Brackley feito por Frederik Vesti ajudou a encontrar alguns caminhos, mesmo com a intensa reclamação de Russell sobre o comportamento dos pneus.
O resultado da classificação ficou assim: