F1: Norris e McLaren saem na frente em Abu Dhabi

No primeiro dia de trabalhos em Abu Dhabi, a McLaren sai na frente. Ferrari troca bateria de Leclerc e prejudica luta pelo titulo de equipes

6 dez 2024 - 19h17
Norris foi o mais rápido no TL2 em Abu Dhabi
Norris foi o mais rápido no TL2 em Abu Dhabi
Foto: Pirelli Motorsport

Para os fãs da F1, esta sexta-feira marcou o início da despedida da Temporada 2024. O GP de Abu Dhabi não é um dos mais queridos do público, mas já marcou seu lugar na história da categoria. Os primeiros treinos em Yas Marina foram bem movimentados e tiveram a liderança de Charles Leclerc no TL1 e Lando Norris no TL22.

Por ser uma prova noturna, os TL1 e 3 acabam não sendo tão representativos por serem disputados durante o dia. E pelo fato de ser a ultima etapa do ano, várias equipes aproveitaram para cumprir a regra de jovens pilotos: Arthur Leclerc (Ferrari), Jack Doohan (Alpine, mas aqui aproveitando a brecha das regras, já que é seu primeiro GP), Ryo Hirakawa (McLaren), Isack Hadjar (Red Bull), Ayumu Iwasa (Racing Bulls), Luke Browning (Williams) e Felipe Drugovich (Aston Martin).

Publicidade

Neste contexto, o TL2 acaba merecendo mais atenção. Nesta edição, embora o título de pilotos já estivesse definido, o de Construtores ainda tem uma briga entre McLaren e Ferrari. Só que os italianos acabaram por se complicar pois tiveram que trocar a bateria do carro de Leclerc, estourando o limite da regra (2) e levará 10 posições de punição no grid. Sem contar que não conseguiram achar um bom acerto para o SF24 , em uma pista onde se esperava um bom ritmo.

A McLaren cumpriu a expectativa que se tinha dela, andando bem tanto em ritmo de classificação, colocando Norris e Piastri na frente, bem como nas simulações de corrida: usando pneus médios, Piastri e Norris fizeram tempos médios de 1:29 baixo. A Ferrari também entrou na casa de 1:29, mas alto.

A Red Bull fez vários testes de acerto, com Verstappen reclamando muito do carro. Porém, vendo os dados de telemetria, dá a entender que a Red Bull não usou toda a sua potência, o que é habitual pelos taurnos nos treinos de sexta. McLaren e Ferrari também estiveram usando potência mais baixa. Isso também é ajudado pelo fato de todos estarem no limite de seus motores e evitarem alguma punição por troca de peças.

Telemetria com as melhores voltas do TL2 dos 5 primeiros
Foto: F1-Tempo

Falando em peças, que sofreu mais uma vez foi a Williams: Franco Colapinto teve que fazer poucas voltas no TL2 justamente por problemas no assoalho. Como o estoque está baixíssimo, o time optou por deixar o argentino nos boxes para consertar o fundo do carro. Alex Albon trocou novamente o câmbio e teve um problema no semi eixo, andando pouco também.

Publicidade

A surpresa do treino foi a terceira posição de Nico Hulkemberg com a Haas. Embora o time tenha tido uma melhora nas ultimas etapas, atribui-se este resultado ao fato das principais equipes estarem com seus motores devidamente "amarrados". Porém, dados os ultimos resultados, pode sim se pensar em pelo menos um dos carros da Haas no Q3...

Nico Hulkemberg: a surpresa do dia
Foto: Pirelli Motorsport

Nas simulações de corrida, a McLaren se mostrou melhor. Porém, todos os times tiveram problemas de granulação com os pneus macios (C5 nesta etapa). Hulkemberg chegou a fazer várias voltas de simulação de corrida com eles e andou em 1:28. Porém, usá-los desta forma ainda é um risco, com a principal escolha para a prova repousando com os médios (C4) e duros (C3).

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se