A grande disputa da etapa final da F1 2024 era a decisão do Campeonato de Construtores. Chegando na frente em Yas Marina, a McLaren precisava marcar a Ferrari para quebrar o jejum de 26 anos sem títulos. A punição de Charles Leclerc por ter trocado a bateria do sistema híbrido acabou deixando a situação mais tranquila. Porém...
A largada acabou por colocar um pouco mais de tensão no ar: Norris saiu na frente, mas Verstappen tentou aproveitar uma oportunidade sobre Piastri (que não fez uma boa largada) com bastante otimismo e os dois se engancharam. Em outro ponto, Leclerc fez uma bela escalada logo na primeira volta, ficando na 8ª posição.
Desta vez, Norris fez uma corrida exemplar e a McLaren ajudou trabalhando perfeitamente. Controlou bem Sainz, que ficou em segundo em sua despedida da Ferrari. Leclerc teve um ritmo muito positivo e conseguiu uma 3ª posição. Uma bela recuperação, mas que não permitiu a virada da Ferrari.
Gasly e Hulkemberg, que fizeram uma ótima classificação, conseguiram segurar um pouco o ritmo na parte inicial da prova. Porém, após o trabalho de boxes, acabaram caindo um pouco de ritmo. Mesmo assim, conseguiram chegar nas 7ª e 8ª posições, respectivamente. Tanto Alpine como Haas terminam 2024 com uma situação muito mais animadora do que começaram o ano.
Verstappen após o acidente da primeira volta, ainda teve que pagar uma punição de 10 segundos. Mesmo assim, terminou em 6º lugar, falando horrores no rádio. A sorte é que sua situação e da equipe já estavam definidas. O que resta agora é saber o que será feito de Perez...
Um dos grandes pontos do final de semana era a despedida de Lewis Hamilton da Mercedes. Após uma classificação terrível, o britânico saiu da 16ª posição e foi numa estratégia diferente, sendo o único do grid a sair de pneus duros. Numa paciência exemplar, foi subindo na classificação e, ao colocar os compostos médios, fez uma bela subida: da 7ª posição conseguiu subir até a 4ª posição, ultrapassando George Russell na última volta. No fim da prova, ainda houve uma pequena homenagem na reta dos boxes e direito a “zerinhos” no fim. Uma despedida digna.
Um aspecto curioso sobre a Abu Dhabi: Valtteri Bottas, que, em principio, fez sua ultima prova na F1, foi punido por ter batido em Kevin Magnussen: 5 posições no grid e 3 pontos na carteira. Vai fazer companhia a Jenson Button, que também tomou punição por manobra sobre Pascal Wehrlein em Monaco 2017 e está para pagar a multa até agora...
Assim, terminou 2024 oficialmente para a F1. Uma prova morna para uma temporada que entrará para história por suas variações ao longo do período. Max Verstappen mostrando sua capacidade e McLaren e Ferrari conseguindo se cacifar para poder disputar títulos. Agora, a McLaren consegue seu 9º título de Construtores e empurra o maior jejum de títulos para os italianos. 2025 promete.