Lando Norris foi o mais rápido no primeiro treino livre desta manhã, e, no segundo treino, a liderança ficou com Oscar Piastri. Norris garantiu a segunda colocação, consolidando uma dobradinha da McLaren. George Russell completou o top 3.
Após a sessão, todos os titulares reassumiram seus carros, já que seis equipes cederam seus assentos para pilotos reservas durante o TL1. Nomes como Max Verstappen e Charles Leclerc puderam finalmente sentir o carro na pista.
A ausência no primeiro treino, porém, não chegou a ser um grande problema. Como os testes de pré-temporada acontecem no Bahrein, essa é uma pista bastante familiar para todos.
No segundo treino, o destaque não ficou apenas com a McLaren — cuja dobradinha já era, de certa forma, esperada — mas com uma situação inusitada envolvendo Fernando Alonso. O volante do espanhol se soltou enquanto ele ainda estava em movimento. Alonso já havia reclamado da peça e, antes mesmo de chegar aos boxes, o volante escapou de suas mãos. Por sorte, não havia nenhum carro à frente nem curvas naquele momento. Ele conseguiu encaixá-lo novamente rapidamente.
Para Verstappen, o dia começou com dificuldades. O tetracampeão mundial reclamou no rádio que o carro estava “pulando demais”, com uma “condução muito ruim”. O problema ficou evidente quando ele travou as rodas e escapou para a área de escape na curva 10, uma das mais exigentes do circuito.
No entanto, conforme os minutos avançavam e os pilotos registravam suas voltas com os pneus de faixa vermelha, a McLaren surpreendeu ao tomar a dianteira — Piastri cravou 1m30s505, seguido por Norris com 1m30s659, colocando os carros papaya cerca de meio segundo à frente do restante do pelotão.
Gabriel Bortoleto conseguiu ganhar um bom tempo durante sua simulação de corrida com pneus macios e fechou a sessão em 13º lugar, à frente de Jack Doohan, da Alpine, e de Fernando Alonso — que conseguiu retornar à pista, mas completou menos de 20 voltas.
A terceira e última sessão de treinos acontece neste sábado, às 9h30, com a classificação marcada para as 13h. Você acompanha a cobertura completa por aqui!
Tempos finais: