F1: Quando a pole position foi decidida no domingo

Com a chuva de sábado em São Paulo, a F1 reagendou a classificação para domingo. Relembre todas as vezes em que isso aconteceu

3 nov 2024 - 10h04
Michael e Ralf Schumacher brilharam em Suzuka 2004, na primeira vez que a classificação aconteceu num sábado
Michael e Ralf Schumacher brilharam em Suzuka 2004, na primeira vez que a classificação aconteceu num sábado
Foto: FIA / X

Nos 75 anos de Fórmula 1, muita coisa foi sendo alterada e adaptada no regulamento. Uma das tradições que se mantém sagrada desde os primórdios é a agenda: grid definido no sábado, corrida no domingo. Salvo algumas raríssimas exceções.

Apenas cinco vezes na história foi necessário um ajuste de programação que tenha jogado a qualificação também para o domingo, pouco antes da corrida. E o GP de São Paulo de 2024 passa a ser o sexto.

Publicidade

A sessão marcada para ter início às 15h do sábado (02) acabou adiada sucessivas vezes em razão da chuva que caia sem parar em Interlagos, até que teve de ser postergada para o dia seguinte. Para acomodar todos os eventos e se antecipar ao pior da chuva prevista para domingo, a classificação ficou para as 07h30, com a corrida também antecipada, das 14h para as 12h30.

Relembre as outros cinco vezes em que classificação e corrida ocorreram no domingo.

GP do Japão de 2004

A classificação prevista para o sábado foi adiada devido à chuva e o vento provados pelo tufão Ma-on, que passava pela região de Suzuka naquele período. A sessão foi realizada no domingo de manhã em uma pista ainda molhada, mas secando pouco a pouco. Nas condições adversas, Michael Schumacher se sobressaiu e garantiu a pole com quase meio segundo de vantagem sobre seu irmão Ralf. O ídolo da Ferrari ainda viria a vencer a corrida realizada poucas horas depois, também com Ralf em segundo e Jenson Button em terceiro.

GP do Japão de 2010

A segunda vez que a classificação foi postergada foi, mais uma vez, em Suzuka. Uma tempestade impediu os carros de irem à pista no sábado, jogando a sessão para o domingo. Sebastian Vettel garantiu a pole, pouco à frente de seu colega Mark Webber. A dupla cravou uma dobradinha também na corrida, com Fernando Alonso fechando o pódio.

Publicidade

GP da Austrália de 2013

Mais uma vez, a chuva foi a culpada pelo adiamento de uma sessão de classificação. Depois de um longo período de seca, a chuva chegou à Melbourne no mesmo fim de semana em que se iniciou a temporada de 2013. Com a classificação agendada para as 17h do sábado, a chuva forte fez a sessão ser adiada em meia hora. Sem possibilidade de esperar mais pela falta de luz natural que começaria em instantes, o treino foi jogado para a manhã de domingo.

Sebastian Vettel garantiu a pole, mais uma vez tendo Mark Webber a seu lado. A corrida acabou vencida por Kimi Raikkonen, tendo Fernando Alonso e Vettel no pódio.

GP dos EUA de 2015

A chuva também provocou mudanças na programação do GP dos Estados Unidos de 2015. Atrasos de meia em meia hora foram sendo tentados na esperança de que a chuva aliviasse no sábado. Sem melhora, a sessão ficou para o domingo de manhã, quando, ainda sob chuva Nico Rosberg fez a pole, à frente de Lewis Hamilton. Na corrida, a ordem das Mercedes se inverteu, com vitória de Hamilton e Rosberg em segundo e Daniel Ricciardo em terceiro.

GP do Japão de 2019

Filme de 2004 repetido 15 anos depois: um tufão acometeu Suzuka no sábado, jogando a classificação para o domingo. Se você chegou até aqui, notou que só alemães fizeram pole positions em domingos. Novamente foi o caso, com Sebastian Vettel, então na Ferrari. Charles Leclerc, também da Ferrari, ficou em segundo. A corrida foi vencida por Valtteri Bottas, seguido por Vettel e Hamilton.

Publicidade

GP de São Paulo de 2024

O mais recente evento com essa configuração está em andamento. A classificação aconteceu no domingo ainda sob bastante chuva, e ficou marcada por nada menos que cinco bandeiras vermelhas. Lando Norris garantiu a pole, com George Russell em segundo.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações