Depois de finais de semana com Sprint Race, a F1 volta a ter um fim de semana com "formato normal". O TL1 do GP do México foi oprtuinidade para os times poderem validar os dados do simulador e colocar um pouco de borracha no asfalto do circuito Hermanos Rodriguez.
Os pilotos buscaram no início usar logo o jogo de pneus C4 de teste que a Pirelli trouxe para a avliação. Segundo Mario Isola, este composto é ligeiramente diferente do C4 que é utilizado este ano, buscando um melhor desempenho e gestão da borracha, ainda mais que o pré-aquecimento com cobertores elétricos será mantido para 2024.
Outro ponto foi a busca do cumprimento da regra dos Jovens Pilotos no TL1. Simplesmente 5 pilotos andaram neste treino, sendo 3 pela primeira vez (falamos disso aqui). Sentimentos misturados neste ponto: enquanto Isack Hadjar consideou "o melhor dia de sua vida", Theo Pourchaire mal andou por conta de um problema de freios. Provavelmente, o francês só volte a andar em Abu Dhabi.
Entre os novatos, quem andou mais e foi mais rápido foi Oliver Bearman, da Haas. O jovem britânico teve alguns problemas para se adaptar às freadas, mas não ficou longe de Hulkemberg. Em determinada hora, com o mesmo composto de pneus, chegou a ser mais rápido do que o veterano alemão. Deve se levar em conta que os programas de trabalho são diferentes, mas é digno de nota o que foi feito.
De resto, tivemos Verstappen marcando o melhor tempo da sessão. Mas sendo seguido de perto por..Alexander Albon. A Williams mostrou um bom rendimento de reta como é o usual. Porém, o anglo-tailandês mostrou que a melhoria do time é real e ficou sempre na parte de cima da tabela. Cabe ver se consegue manter este desempenho ao longo do final de semana.
Em sua corrida de casa, Sergio Perez fez o que se esperava dele e marcou o 3º tempo. Desta vez, o mexicano aparentou estar mais à vontade no RB19. Será que a Red Bull conseguiu achar um acerto que satisfizesse as necessidades de Perez? A ver.
Os oneus foram um ponto de atenção. A Pirelli optou por trazer uma gama mais macia para o Mexico e pode ser uma dor de cabeça. Embora o asfalto não seja tão abrasivo, as exigências maiores de aderência acabaram cobrando. A foto tirada pelo espanho Albert Fabrega mostra como o pneu macio logo esfarelou em poucas voltas....
Como se esperaba ha habido graining con el blando en los libres 1, debido a pista verde y poco abrasiva.
As expected, graining on the soft during FP1 due green track and low abrasivity. @f1 pic.twitter.com/xzsZtzXGaa
— Albert Fabrega (@AlbertFabrega) October 27, 2023