Um fim de semana diferente na Fórmula 1. Na Áustria, a categoria estreia uma revisão do formato sprint, inaugurado em 2021. A partir do GP em curso, a corrida sprint passa a ser independente da corrida. Isso significa que ela tem um grid formado em classificação dedicada, exclusiva, e seu resultado em nada impacta a corrida principal. A ideia é estimular os pilotos a arriscarem mais na sprint, uma vez que passam a ter menos a perder com eventuais erros.
A classificação dessa sexta-feira (30/06), que teve Max Verstappen à frente, definiu o grid da corrida principal, de domingo. Agora, nesse sábado, 01/07, a classificação curta vale para a sprint. A nova classificação é mais curta, com o nome de sprint shootout.
Novo formato, novas regras. Novo resultado? Nada disso! Max Verstappen, para variar, despontou à frente e se garantiu no colchete e número 1 da corrida sprint. O holandês colocou quase meio segundo sobre Sergio Perez, que fecha uma primeira fila 100% Red Bull no Red Bull Ring.
Já a Mercedes, sua maior perseguidora, teve uma sessão para esquecer. Lewis Hamilton não encaixou uma volta boa na primeira parte e larga apenas da 19ª posição, enquanto George Russell, com problemas na barra de direção, não passou do 15º posto.
A corrida sprint acontece ainda nesse sábado, às 11 horas da manhã no horário de Brasília. Confira abaixo como foi a sessão, no detalhe.
Hamilton eliminado na primeira parte
Com a pista fria da chuva que caía pouco antes do início da sessão, a FIA autorizou o uso de pneus macios, mais aderentes. A regra que exigia pneus duros na primeira parte, médios na segunda e macios na terceira, ficou para a próxima.
Foram apenas 12 minutos de ação, o que fez com que diversos pilotos não conseguissem encaixar uma volta boa. O combo pista curta e muita gente na pista ao mesmo tempo (além das infames voltas anuladas por ultrapassar os limites) levou vários pilotos a chegarem ao minuto final na zona de risco.
Sainz, que demorou a sair dos boxes por um problema, se salvou nos instantes finais e pulou para a ponta, superando Verstappen. Leclerc e Perez passaram no limite. Hamilton não teve a mesma sorte e acabou apenas em 18º. Além do heptacampeão foram eliminados Zhou, Piastri, Bottas e Sargeant.
Maré de azar da Mercedes
Os 15 carros restantes tiveram 10 minutos para entregar o melhor tempo de volta possível. A Mercedes não começou o dia bem e nem mandou Russell à pista, com problemas na barra de direção. Seus pilotos saem do 15º e 19º lugares na sprint.
Se a Mercedes vivia uma sessão para esquecer, a Red Bull seguia na crista da onda. Verstappen superou Sainz por 0s063 e liderou o shootout 2. Os desclassificados foram Albon, Gasy, Tsunoda, de Vries e Russell. A Haas chegava com seus dois carros à parte decisiva da sessão.
Red Bull brilha no Red Bull Ring
O momento final da nova classificação dá apenas 8 minutos para que os 10 pilotos remanescentes lutem pela “pole” da corrida sprint. Entre aspas porque o pole oficial do GP da Áustria foi definido na sexta, e é Max Verstappen.
E, claro, foi ele o mais rápido também na sprint shootout. Com o tempo de 1min04s440, ele se aproximou do tempo da classificação oficial e se colocou em posição imbatível. O 2º foi Perez, que volta a aparecer na parte final de uma classificação depois de bom tempo fora – ainda que meio segundo atrás do colega, uma eternidade para uma pista tão curta.
Norris foi o 3º, com Hulkenberg em 4º, à frente das duplas de Ferrari e Aston Martin (Sainz e Alonso à frente dos companheiros). Ocon e Magnussen fecharam o top 10.