Está valendo!! Pela primeira vez no fim de semana, os carros da Fórmula 1 foram à pista em Interlagos. Como já tem virado tradição na prova brasileira, trata-se de uma etapa com corrida sprint, o que torna os treinos livres mais escassos – e mais movimentados.
Com uma hora a menos de preparo, as equipes não podem se dar ao luxo de aguardar. O jeito é lançar os carros à pista o quanto antes para simular o máximo de cenários quanto for possível. Todos os pilotos andaram entre 20 e 30 voltas ao longo do treino.
Numa sessão com carros na pista praticamente o tempo inteiro, o mais rápido foi Lando Norris (McLaren), que cravou 1min10s610 já com o cronômetro zerado e superou George Russell (Mercedes), o então líder, por 0s181.
Mas talvez o grande destaque tenha sido o terceiro: Ollie Berman, da Haas, que assumiu o carro às pressas após uma indisposição de Kevin Magnussen, surpreendeu com uma bela volta de pneus macios.
A Red Bull não teve uma sessão para se lembrar. Max Verstappen estreia um motor novo (pelo que paga uma punição de 5 posições no grid da corrida principal, domingo), e não passou do 15º tempo. A marca foi obtida com pneus médios. Ele chegou a andar mais rápido de macios, mas não completou a volta. Sergio Perez foi ainda pior: estreando um chassi novo, o mexicano terminou em um melancólico 19º lugar.
Outro que não sai com grandes momentos do TL1 é Lewis Hamilton. O inglês sofreu bastante para controlar o carro, que se demosntrou bastante instável, e não foi além do 16º tempo.
A Ferrari, embalada pelas vitórias nos dois últimos GPs, não brilhou, mas esteve longe de ser destaque negativo. Charles Leclerc e Carlos Sainz foram 6º e 7º, respectivamente.
O treino livre da manhã dessa sexta-feira (01) antecipa a sessão de classificação para a sprint, que ocorre às 15h30. A programação do fim de semana segue com a corrida sprint e a classificação oficial no sábado (02), às 11h e às 15h, respectivamente. A largada do Grande Prêmio de São Paulo será às 14h do domingo (03).