O GP da Áustria de 2023 marca uma novidade na Fórmula 1. Isso porque o formato sprint, iniciado em 2021, passa por mais uma mudança. Pela primeira vez, haverá classificações distintas para a corrida principal e a sprint. Agora, a sessão de sexta-feira define o grid da corrida principal, no domingo, enquanto o sábado passa a ser um dia independente, com uma classificação curta (shoot-out) e uma sprint à parte.
Se o dia da classificação é diferente, o resultado não. Max Verstappen, líder disparado do campeonato, soma mais uma pole ao seu vasto currículo. Sexta no ano - a quarta seguida -, vigésima sexta na carreira. Correndo “em casa”, já que o autódromo pertence à Red Bull, o holandês sobrou e não deu chances aos rivais, repetindo o desepenho dominante do Treino Livre realizado mais cedo.
A Ferrari mostrou evolução, e pelo menos em ritmo de classificação, parece ter superado Mercedes e Aston Martin. A Scuderia terminou com Charles Leclerc em 2º e Carlos Sainz em 3º. Lando Norris, de McLaren, larga em 4º, logo à frente de Lewis Hamilton.
A decepção do dia foi Sergio Perez, que ficou de fora do Q3 pela terceira vez seguida - algo quase inimaginável para a dominante Red Bull. Dessa vez, o mexicano teve suas três voltas do Q2 deletadas por exceder o limite de pista e terminou sem tempo válido.
Confira no detalhe como foi a sessão de classificação para o GP da Áustria:
Verstappen sobra já no Q1
Verstappen, embalado do bom TL1, começou seu domínio na classificação já no Q1, quando liderou com 1min05s116, à frente de seu colega Perez por 0s061. Mercedes e Aston Martin, principais perseguidores da Red Bull nas últimas etapas, foram discretas, enquanto a dupla da Ferrari se colocou no top 5.
Uma breve bandeira vermelha foi mostrada após Valtteri Bottas rodar na curva 1 e ficar parado na saída dos boxes. O finlandês demorou para fazer seu carro se mover, mas acabou conseguindo. Nos minutos finais, Bottas ainda acertou uma boa volta que o levou ao Q2. Os eliminados foram Yuki Tsunoda, Guanyu Zhou, Logan Sargeant, Kevin Magnussen e Nick de Vries.
Chuva de voltas deletadas no Q2
No Q2, assim como no Q1, Verstappen também teve sua primeira melhor volta deletada por exceder os limites de pista na curva final. Mas isso não foi um problema. Bastou voltar à pista e fazer novamente uma volta imbatível, dentro sem precisar passar das zebras.
Perez teve roteiro parecido, mas com desfecho muito pior. O mexicano teve nada menos que três voltas deletadas, e acabou sem tempo no Q2, ficando numa deprimente 15ª posição e fora do Q3 pela terceira vez seguida, algo inimaginável para um piloto da Red Bull.
Além da dupla da Red Bull, Esteban Ocon, Pierre Gasly, Alex Albon e Oscar Piastri tiveram voltas deletadas por passar das margens da pista. Esses, no entanto, tiveram outras voltas computadas, ao contrário de Perez.
Nesse mar de punições, o resultado Verstappen e Ferrari se sobressaíram novamente, Lando Norris dando as caras entre os ponteiros. Outra vez, Mercedes e Aston Martin ficaram aquém das expectativas. George Russell acabou sendo eliminado já nessa etapa, com o 11º tempo. Os outros eliminados foram Ocon, Botts, Piastri e o já citado Perez.
Pole por margem apertada
Max já despontou à frente logo em sua primeira saída na parte decisiva da classificação, com 1min04s503, à frente de Leclerc, Sainz e Norris.
Na volta final, Verstappen melhorou se próprio tempo para 1min04s391 e jogou a pressão sobre os rivais. Leclerc chegou muito próximo de superar o favorito, ficando a apenas 0s048. Carlos Sainz terminou com o terceiro tempo. Norris, mostrando evolução da McLaren, foi o 4º, com Lewis Hamilton em 5º. Lance Stroll superou Fernando Alonso apenas pela segunda vez no ano. Hulkenber, Gasly e Albon fecharam o top 10.