Norris e Verstappen: Mais um capítulo das decisões da FIA na F1

Novamente, Norris e Verstappen se encontraram na pista, desta vez no GP dos EUA, e os Comissários da FIA mais vez ficam em discussão

21 out 2024 - 12h40
Verstappen e Norris na disputa do GP dos EUA
Verstappen e Norris na disputa do GP dos EUA
Foto: F1

Mais uma vez, a decisão dos Comissários da FIA acaba por fazer mais barulho do que a boa corrida que tivemos em Austin este domingo. Novamente, Max Verstappen acaba por estar no centro das discussões por conta de suas manobras e gera uma tremenda confusão...

Aqui, a FIA se torna centro das atenções por conta de suas decisões. Embora tenham se tomado ações para torná-las mais rápidas e mais transparentes, a cada prova se questiona a qualidade e a imparcialidade. Agora em Austin, não é diferente: Repete-se a divisão nas redes sociais entre os pró-Verstappen e antis...

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Cabe lembrar que a decisão de punição cabe aos Comissários de Prova. A F1 conta com um grupo para tomar as decisões. Normalmente, são 2 indicados pela FIA, 1 pelo Órgão esportivo local e 1 esportivo, normalmente um ex-piloto para dar espaço à visão de quem esteve na pista. Além disso, ainda conta com um Centro remoto em Genebra para poder dar suporte ao time que está no local.

Os comissários designados para o GP dos EUA
Foto: FIA

Estes Comissários contam com as imagens da transmissão e uma série de câmeras do próprio autódromo, com ângulos diferentes. Sem contar um banco de dados de decisões anteriores para tentar manter algo que muitos cobram: a manutenção da coerência das decisões.

Mesmo todo este esquema não diminui as discussões. É algo semelhante ao que vemos com o futebol e a introdução do VAR: uma ferramenta que deveria ajudar tem causado mais dúvida do que certezas...

No caso deste fim de semana, as decisões acabaram por passar novamente por discussão. A que levantou mais polêmica foi a ultrapassagem de Lando Norris sobre Max Verstappen e que levou o britânico a tomar uma punição de acréscimo de 5 segundos no tempo final por ter considerado que teve vantagem ao ultrapassar o tricampeão.

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Decisão dos Comissários sobre a punição a Lando Norris
Foto: FIA

O questionamento feito por vários foi: porque Verstappen não tomou a mesma punição na primeira curva, quando Norris o levou a ir para fora e Verstappen o passou? E depois Gasly e Russell levaram punições por situações semelhantes na mesma corrida?

O exposto pelos comissários na decisão de punição a Norris foi que o britânico estava em uma posição que não lhe era favorável na tomada da curva, embora reconheça que Verstappen tenha o levado a ir para fora, e posteriormente conseguiu passar, ficando na preferência da curva seguinte. Motivo esse que levou aos Comissários aplicarem uma punição de 5 segundos de acréscimo de tempo e não os 10 segundos convencionais.

Um ponto que a Motorsport trouxe nesta segunda (21) em sua página foi citar o documento distribuído aos pilotos pela FIA, batizado de Manual de Padrões de Pilotagem (Driving Standards Guidelines), onde busca esclarecer alguns dos critérios considerados pelos Comissários para suas decisões. Este é um documento que a FIA não disponibiliza em seu site.

Embora não esclareça, este documento, elaborado pela FIA com participação dos pilotos, considera o lance Norris e Verstappen como “uma manobra mais difícil de ser concluída” e estabelece três critérios para que o piloto que esteja por fora na manobra, para obter o direito de ter espaço para fazer a curva, “incluindo na saída”.

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  • Ter o eixo dianteiro pelo menos na mesma linha do eixo dianteiro do outro carro que está na tangência da curva e na saída;
  • Ser dirigido de forma segura e controlada durante a manobra (entrada, contorno e saída); e
  • Ser capaz de fazer a curva dentro dos limites de pista

Segundo os Comissários, Norris não teria conseguido estar de acordo com este primeiro critério, o que levaria a ser merecedor da punição. Pela letra fria da lei, temos um ponto e a punição teria sido correta, inclusive com a aplicação atenuada do acréscimo de tempo.

Mas o que pode se questionar é: o que poderia ter feito Norris naquele momento? Afinal de contas, Max Verstappen usou das condições a seu favor naquele momento para pressionar Norris: ele estava por dentro e, por natureza, o carro sairia para o lado de fora da curva. Mais uma vez, uma manobra dura e no limite da legalidade.

Já vimos esta ação diversas outras vezes e muitos se perguntam qual é o limite? Não é de hoje que Max Verstappen usa de manobras altamente intimidatórias para disputar posição. Como já escrevi anteriormente, ele adota a linha Sennista de tomar uma posição e deixar para o outro lado definir se recua ou se evita o acidente. Com Lewis Hamilton, já vimos isso acontecer algumas vezes...

E neste ponto, vimos que há uma certa condescendência por parte dos outros pilotos na disputa e o choque é evitado...

Aí voltamos ao velho ponto: até onde se deve deixar o “let they race” (deixe eles correrem) ou deveremos ter os pilotos cada vez mais cerceados em termos de ações de pista? Independentemente, a FIA precisa deixar tudo mais às claras para evitar desconfianças...

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