As corridas curtas, ou corridas sprint, foram implementadas na Fórmula 1 em 2021. Essas provas, que têm um terço da duração de um GP regular, tem o intuito de trazer um tempero extra a alguns finais de semana. Mais tempo de carros na pista em corrida, menos tempo em sessões de treinos livres.
Entre altos e baixos, o modelo foi passando por ajustes ao longo desses quatro anos de existência. Mudaram o sistema de pontos, a ordem das sessões no fim de semana e quantidade de sprints por ano. Mas uma coisa permanece inalterada: Interlagos tem sua sprint todo ano.
Ficou nítido que o modelo funciona em algumas poucas pistas. Sem pit stops para embaralhar estratégias e com menos tempo para recuperar eventuais erros, a única chance de corridas de meia hora proporcionarem emoção é se elas forem realizadas em pistas que permitam muitas ultrapassagens. É o caso de Interlagos.
A etapa brasileira esteve na lista inicial de eventos que receberiam a sprint, em 2021, ao lado de Silverstone e Monza. Das três iniciais, apenas Interlagos "vingou", com uma corrida épica no ano de estreia, garantindo lugar fixo nas poucas sprints por ano. De lá para cá, outros 8 circuitos já receberam a corrida nos três anos que se seguiram.
Com tudo pronto para a quarta corrida sprint da Fórmula 1 em Interlagos, vamos relembras as três edições anteriores:
2021 – vitória de Bottas, holofotes em Hamilton
Apesar de ser apenas a terceira sprint realizada pela F1, a corrida começou cercada de desconfiança depois que o modelo não empolgou nos GPs da Grã-Bretanha e da Itália daquele ano. Mas Interlagos não falhou em entregar aquela que ficou marcada como corrida sprint mais memorável entre as 16 já realizadas pela F1 até hoje – com folga.
O sucesso dessa edição tem nome e sobrenome: Lewis Hamilton. Em uma disputa visceral contra Max Verstappen pelo título, Hamilton não tinha alternativa senão vencer em Interlagos para seguir no páreo.
O inglês começou o fim de semana bem, mas acabou punido por uma irregularidade em sua asa durante a classificação e se viu obrigado a largar do último lugar na sprint. Em apenas 24 voltas, ele fez 15 ultrapassagens e terminou em 5º lugar, em atuação nada menos que épica.
A vitória daquela prova ficou com Valtteri Bottas, seguido por Max Verstappen e Carlos Sainz. Mas quem roubou a cena foi mesmo Hamilton – que ainda pagaria outra punição no grid da corrida principal e a venceria após mais uma corrida de recuperação.
2022 – Magnussen pole, Russell vencedor e duelos internos
A segunda edição da sprint trouxe ainda mais ação que a primeira. E começando já na sexta-feira. Durante a classificação, a clássica chuva da zona sul de São Paulo deu as caras no começo do SQ3, quando os pilotos ainda saiam para suas voltas rápidas. O primeiro a marcar tempo pegou pista seca. E ele foi o improvável Kevin Magnussen, da Haas.
Na corrida, com pista seca, havia pouco que o dinamarquês pudesse fazer. Ele ainda segurou a liderança por duas voltas, mas logo foi superado por carros mais rápidos para terminar num honroso 8º lugar e garantir um ponto.
Verstappen liderou boa parte da prova, mas sofreu com a degradação dos pneus e perdeu ritmo na parte final, virando presa fácil para Russell, Sainz e Hamilton, que terminaram nos três primeiros lugares. Além de vencer a sprint pela primeira vez, Russell ainda venceria a prova principal no dia seguinte, em um fim de semana marcante para o britânico.
A prova ainda viu disputas bastante duras entre colegas de equipe. Alonso e Ocon, então dupla da Alpine, se enroscaram mais de uma vez, prejudicando as provas de ambos. Na Aston Martin, Stroll fez jogo duro para cima de Vettel, e acabou punido.
2023 – Vitória tranquila de Verstappen
Verstappen superou o pole Lando Norris ainda na primeira curva, e não mais da dianteira. Norris ainda teve que duelar com seu conterrâneo Russell para manter o 2º posto. Ao longo da prova, Sergio Perez superou as Mercedes e garantiu o terceiro lugar.
Assim como nos anos anteriores, a corrida foi empolgante do início ao fim. Disputas por posições em praticamente todo o pelotão foram a marca dessa edição. Alheio ao fogo cruzado, Verstappen venceu sem sustos – como fez virar rotina naquele ano.
2024 – Carregando...
A quarta corrida sprint em São Paulo acontece nesse sábado (02), tendo Oscar Piastri e Lando Norris na primeira fila. Depois de acostumar o público com corridas empolgantes em embalagem compacta, não se espera nada menos que o isso. E com chance de chuva...