A edição de 2024 do Grande Prêmio de São Paulo contou com condições atípicas que prejudicaram a experiência do fã de Fórmula 1. A chuva e a modificação nos horários das atividades implicaram em longas filas para acesso do público ao Autódromo de Interlagos e complicações no trânsito no entorno do local.
No sábado, a chuva que atingiu a região de Interlagos fez com que a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) adiasse o treino classificatório para a manhã seguinte, às 7h30. Na esteira dessa decisão, o horário da corrida também foi alterado, sendo antecipado em 1h30. As corridas da Copa Porsche, prévias à Fórmula 1, foram canceladas.
O novo hospitality center terá 22 mil metros quadrados e se tornará um dos maiores setores vip do autódromo, podendo receber até 6 mil pessoas. O local será útil para eventos automobilísticos e musicais. Dois túneis subterrâneos estão sendo construídos para ligar o setor G ao miolo do circuito, na região onde fica o hospital interno. "O túnel, que será concluído até abril de 2025, irá facilitar o trânsito de grandes estruturas, caminhões e do público ao interior do circuito, sem a necessidade de atravessar a pista, proporcionando maior fluidez e segurança", informa o Poder Municipal.
Para os próximos anos, serão erguidos ainda um prédio administrativo atrás dos boxes e arquibancadas fixas no setor D, atrás do S do Senna, e próximo à Curva do Laranjinha. O setor A também ganhará um novo nível de arquibancada. A intenção é que o número de lugares fixo chegue a 37 mil e que, até 2027, o GP de São Paulo receba cerca de 120 mil pessoas por dia. Algumas obras devem ser entregues no primeiro semestre de 2025 e o investimento deve chegar a R$ 275 milhões.
Na região próxima ao autódromo, será feita a duplicação da Ponte Jurubatuba, cuja conclusão está prevista para fevereiro de 2026. A Prefeitura também cita o prolongamento da Marginal do Pinheiros em oito quilômetros como uma forma de desafogar o trânsito da região. A licitação para essa obra, porém, está suspensa pelo Tribunal de Justiça.
Mudanças na Fórmula 1 em 2025
Após dois anos compondo uma rodada tripla, em 2025, São Paulo terá um local mais privilegiado no calendário da Fórmula 1. Na próxima temporada, o GP paulistano se descola dos eventos em Austin e na Cidade do México. A capital paulista recebe a corrida no dia 9 de novembro, novamente como 21ª etapa do ano.
Essa semana de descanso entre os GPs na América do Norte e no Brasil é importante para São Paulo e foi uma solicitação feita pelo GP, de acordo com o CEO do evento, Alan Adler. "Uma semana a mais para preparação de Interlagos faz muita diferença para nós", afirmou o dirigente.
Em 2024, o GP de São Paulo viu a demanda por ingressos crescer por causa do fenômeno provocado pela entrada de Franco Colapinto na Fórmula 1. O argentino da Williams moveu milhares de compatriotas para a capital paulista. No entanto, ele não tem lugar garantido na categoria na próxima temporada. Na equipe de Grove, não há espaço, mas ele é cobiçado pela Red Bull seja para a equipe principal ou o time satélite, a RB.
Outra novidade pode despertar mais interesse dos brasileiros pela prova. Gabriel Bortoleto, líder do campeonato de pilotos da Fórmula 2, está muito próximo de um acerto com o projeto da Audi com a Sauber pode devolver o Brasil ao grid da Fórmula 1 após sete temporada sem lugar fixo.