O brasileiro Gabriel Bortoleto foi confirmado nesta quarta-feira, 6, como piloto titular da Sauber-Audi na Fórmula 1 em 2025. Será a primeira vez que um competidor representa as cores do País na principal categoria do automobilismo desde Felipe Massa, na Williams, em 2017. Ele fará dupla com o experiente piloto alemão Nico Hülkenberg na escuderia suíça na próxima temporada.
Aos 20 anos, Bortoleto atualmente lidera o campeonato da Fórmula 2, principal categoria de formação de pilotos para a F1. Em 2023, após erguer o título da Fórmula 3 com ampla folga, foi anunciado pela McLaren como novo membro da academia de jovens pilotos da equipe, onde teve a oportunidade de desfrutar da estrutura da escuderia inglesa e ter contato com pilotos titulares do time no campeonato, o inglês Lando Norris e o australiano Oscar Piastri.
"Nunca desistir é o que mais eu aprendi neste ano, principalmente depois de começar a temporada como eu comecei. Caí para o 15 lugar e agora estou liderando o campeonato e é muito especial. Então, a lição é nunca desistir, manter o foco, cabeça baixa, sempre trabalhando, que as coisas vão dar certa", comentou o brasileiro.
Bortoleto é considerado um jovem talento desde o início da adolescência. Seu bom rendimento desde o kart vem chamando a atenção no mundo do automobilismo. O bicampeão mundial de F1 Fernando Alonso gostou tanto do que viu na pista que se tornou o empresário do brasileiro, através de sua empresa, a A14 Management.
"No meu dia a dia, ele sempre se preocupa em saber tudo o que está acontecendo e, nos fins de semana, me dá dicas valiosas de pilotagem. Ele é um cara bem tranquilo e me passa bastante confiança ter um bicampeão mundial ao meu lado", contou Bortoleto, sobre a relação com o espanhol.
Nascido em São Paulo, Bortoleto vive na Itália desde 2017, quando se mudou com apenas 12 anos para a pequena cidade de Desenzano Del Garda, perto de Veneza — atualmente mora em Milão. O brasileiro começou no kart aos seis anos, por influência do irmão mais velho, Enzo. Ele obteve diversas conquistas na modalidade no Brasil antes de fazer a grande aposta em solo italiano, tradicional destino de aspirantes às grandes categorias do automobilismo.
Fora do País, Bortoleto continuou se destacando em palcos maiores, como o Campeonato Europeu e o Mundial, entre 2017 e 2019. O ano de 2020 marcou sua transição para as primeiras competições de monoposto. Ele terminou a Fórmula 4 Italiana no quinto lugar. Em 2021, deu novo salto: entrou na Fórmula 3 Europeia, a antessala da F-3, que atualmente acompanha parte do circuito da F1.
Antes de iniciar a preparação para a estrei na F1 em 2025, Gabriel Bortoleto tem pela frente ainda duas etapas para a conclusão da temporada na F2: no Catar e nos Emirados Árabes Unidos, nos dois primeiros fins de semana de dezembro.