
Muitos fãs e especialistas de Fórmula 1 preferiam que a Red Bull tivesse escolhido Yuki Tsunoda ao invés de Liam Lawson como companheiro de equipe de Max Verstappen.
Lawson não vem correspondendo às expectativas e, após três corridas, incluindo uma Sprint, mostrou que Helmut Marko e Christian Horner não fizeram a melhor escolha.
Com uma performance pior que Checo Pérez, já existem rumores de que haja uma troca de pilotos no GP do Japão, terceira etapa da temporada, com Lawson sendo rebaixado pra Racing Bulls e Tsunoda assumindo o assento da Red Bull.
Mas será que Tsunoda vai conseguir domar o carro 2 da Red Bull, que já destruiu vários pilotos?
O piloto japonês mostrou que amadureceu muito nas últimas duas temporadas, sendo rápido e dando trabalho, mesmo em uma equipe intermediária. Mas ser um piloto Red Bull mexe com a cabeça dos pilotos, e com o carro sendo construído para a forma de pilotagem de Max, fica difícil para quem chega.
Acredito que Tsunoda possa ter uma performance melhor que Lawson na Red Bull, mas aí entra um outro problema: se Tsunoda for mesmo bem, vai bater de frente com Max Verstappen, queridinho do time, nesse caso, será que ele vai acatar as ordens da equipe e aceitar ser segundo piloto?
Resumindo, se Tsunoda for promovido para a Red Bull só tem a perder: se for mal, será comparado a Lawson e Pérez e irá virar a nova piada da Fórmula 1, se for bem, precisará se segurar para ficar sempre atrás de Verstappen, isso com certeza o deixará nervoso, podendo assim cometer mais erros.
A única a ganhar, caso essa troca de pilotos realmente aconteça é a Red Bull, que com certeza vai vender mais energéticos no Japão durante o fim de semana do GP.
Assista ao vídeo com comentário de Charley Gima.
(*) Charley Gima é jornalista, produtor musical e criador do canal Fórmula FuteRock.