O zagueiro Antônio Carlos, do Avaí, foi suspenso por cinco jogos pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), além de ser multado em valor estimado em R$ 10 mil após chamar o atacante Francis, do Boa Esporte, de "macaco" em partida válida pela Série B do Campeonato Brasileiro. O julgamento aconteceu na noite da última terça-feira, na sede da entidade, no Rio de Janeiro. Ainda cabe recurso da decisão.
O episódio de injúria racial ocorreu no confronto entre Avaí e Boa Esporte-MG, pela 26º rodada. O placar apontava 1 a 0 para o time catarinense quando Francis perdeu disputa de bola no ataque e caiu em seguida. Assim que ele levantou, Antônio Carlos partiu para cima do atacante e chamou o adversário de "macaco do c...".
As imagens da transmissão do duelo flagraram o lance. Após o jogo, o atleta do clube mineiro registrou o Boletim de Ocorrência em uma delegacia de Florianópolis. A partida terminou 2 a 0 para o Avaí.
Antônio Carlos foi denunciado pela Procuradoria por infração ao artigo 243 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). O defensor compareceu ao STJD, negou ter ofendido o rival e disse que a palavra proferida foi "malaco", gíria que signifca "malandro".
O atacante do Boa Esporte disse que o adversário pediu desculpas pessoalmente após tomar conhecimento da gravidade do fato. "Houve a jogada e a gente se chocou em um lance normal. Acabei caindo e ele (Antônio Carlos) veio xingar. Ele veio e me chamou de 'macaco do c...'. O companheiro dele percebeu a ofensa e tentou me acalmar. Ele inclusive veio me pedir desculpas após tomar conhecimento da gravidade do que tinha falado", disse ao tribunal.
O Avaí é o terceiro colocado da Série B, com 52 pontos. Já o Boa Esporte está na sexta colocação, tendo somado 44 pontos.