O Bahia conquistou seu 51º título do Campeonato Baiano ao empatar com o Vitória no Barradão, provocando o rival com referências ao apelido 'galinhas'. O triunfo consolidou a vantagem da ida e marcou o primeiro título de Rogério Ceni pelo time.
A final do Campeonato Baiano teve um desfecho feliz para os torcedores do Esquadrão de Aço. O Bahia conquistou o 51º título na competição na casa de seu rival histórico, Vitória, neste domingo, 23. A comemoração rendeu até provocação do atacante Erick Pulga, que publicou um vídeo jogando milho no gramado do estádio Manoel Barradas, o Barradão. Isso porque os tricolores costumam chamar os torcedores rubro-negros de "galinhas" por causa de um episódio durante um Ba-Vi, em 2018.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O vídeo foi publicado em conjunto com a conta oficial do clube logo após o fim do jogo e já conta com mais de 4 milhões de visualizações. "Tem que respeitar!", escreveu o perfil do time. No registro, o atacante joga milho no gramado e repete: "Na Bahia só tem um."
Veja o momento
Em outra publicação, os jogadores Ademir e Rezende também repetem a provocação. "Sempre preocupados com a agricultura de subsistência", ironizou a conta oficial da equipe tricolor.
Confira a publicação
A brincadeira com a torcida adversária começou há sete anos. Em fevereiro de 2018, durante uma partida batizada de "Ba-Vi da Paz", o zagueiro Bruno Bispo, que atuava no Vitória, foi expulso. Por conta disso, o Leão da Barra acabou ficando apenas com seis jogadores em campo, número insuficiente para a partida. O árbitro, então, decidiu encerrar o jogo ali.
Foi aí que a torcida do Bahia passou a chamar o ocorrido de Fuga das Galinhas, em referência ao filme da DreamWorks, lançado em 2000. De lá para cá, os tricolores aproveitaram o novo apelido para provocar os adversários com mosaicos, imitações e até milho em campo.
O Bahia foi campeão baiano de 2025 após empatar com o Vitória por 1 a 1 na casa do rival. O time, no entanto, manteve a vantagem do jogo de ida, quando ganhou do rubro-negro por 2 a 0 na Arena Fonte Nova. Essa é a primeira taça do treinador Rogério Ceni pelo clube nordestino.