O tic-tac chegou ao fim. A NBA finalmente está de volta. Com ela, uma infinidade de perguntas: quais são os principais candidatos ao Larry O’Brien? Teremos a dinastia de Jokic ou ela terá a cor verde? Quem será o MVP? Até junho de 2025 a bola vai subir muito...
Dinastia do Boston Celtics?
Começamos pelos principais protagonistas. E não é para menos. Após muitos anos ficando no quase, Boston finalmente conseguiu o título em uma campanha irretocável. Após ser o time com melhor aproveitamento na temporada regular [64 vitórias e 18 derrotas], os Celtics derrotaram Miami e Cleveland por 4 a 1, Indiana, na final do Leste, por 4 a 0 e Dallas na grande final por 4 a 1.
Atropelamento não seletivo
Agora a tendência é que Boston mais uma vez seja o grande favorito para vencer o Leste e a NBA, já que a franquia manteve praticamente todas as peças fundamentais do título. Jayson Tatum; Jaylen Brown; Jrue Holiday; Kristaps Porzingis e Derrick White seguem vestindo verde. A única grande saída foi Al Horford, que acabou se aposentando após 17 anos.
O MVP? Tatum aparece como grande nome dos atuais campeões, mas não podemos esquecer do melhor jogador das Finais. Brown chega mordido após ter sido equecido por Kerr nos Jogos Olímpicos de Paris.
Oklahoma City Thunder e um projeto de respeito
Depois de alguns anos na expectativa pelos picks de draft, a hora do OKC pode finalmente ter chegado. Depois de um 2023/24 importantíssimo para dar experiência a uma equipe tão jovem, eliminada pelo Dallas Mavericks nas semifinais do Oeste, o Oklahoma se movimentou bem na free agency ao trazer Alex Caruso e Isaiah Hartenstein.
Somam-se à dupla, o segundo colocado na votação de MVP, Shai Gilgeous-Alexander, o segundo colocado na votação de calouro do ano, Chet Holmgren (e cotado para ser candidato a defensor do ano) e o sólido Jalen Williams. Depois de algumas temporadas de forte reconstrução, OKC parece pronto para brigar pelo título.
Shai MVP
Um Philadelphia 76ers para fazer o que Iverson não conseguiu... Todo ano Philadelphia é cotado para o título, mas, para desespero local, nunca consegue chegar nem ao menos à final do Leste.
De olho na fatídica escrita, os 76ers nunca deram para Joel Embiid um time tão forte e competitivo. O MVP da temporada 2023 precisará se manter saudável, sendo esse um dos principais motivos do insucesso da franquia nos últimos anos – e o que contribuiu para a eliminação para os Knicks na primeira rodada por 4 a 2.
Com Tyrese Maxey, o jogador votado como o dono da maior evolução em 2023/24, Kelly Oubre Jr., e as adições dos experientes Caleb Martin e Paul George, tudo parece conspirar para que os 76ers consigam se encaixar.
O MVP? Embidão da Massa, é claro. AI agradece.
Denver Nuggets e a dinastia interrompida
Campeão da NBA em 2022/23 com uma campanha irretocável, Denver acabou perdendo grande oportunidade de conseguir o back-to-back ao ser eliminado pelo o Dallas Mavericks em uma série espetacular de 7 jogos. A grande baixa do elenco campeão foi Kentavious Caldwell-Pope, que foi para o Orlando Magic.
Para 2024/25, a base do elenco se manteve com o atual MVP Nikola Jokic, o recém renovado Jamal Murray, Michael Porter Jr. e Aaron Gordon, além de Christian Braun, que assumirá o lugar deixado por KCP. As grandes contratações para o banco da equipe são Russell Westbrook e Dario Saric, que possuem muita experiência em jogos de pós-temporada e prometem contribuir bastante nos momentos decisivos.
Será que a vez de Westbrook finalmente chegou? Perguntem ao MVP Nikola. Brincadeirinha...
New York Knicks e o eterno talvez...
Há décadas sem conseguir triunfar, os Knicks foram uma das equipes mais agressivas na trade deadline e free agency, conseguindo se firmar como uma das favoritas ao título da nova temporada. Prejudicada por lesões em 2023/24, a franquia de Nova York espera que OG Anunoby e Mitchell Robinson consigam se manter saudáveis para contribuir na atual temporada.
Liderados por Jalen Brunson, que teve ótimas médias, principalmente nos playoffs, os Knicks ainda fecharam com o experiente Mikal Bridges via trade que contou com cinco escolhas nas primeiras rodadas e Karl Anthony-Towns, em trade que envolveu a saída de Julius Randle e Donte DiVincenzo. Além disso, mantiveram jogadores importantes como os já citados Mitchell Robinson e OG Anunoby, além do experiente Josh Hart. A promessa é que a equipe alce voos cada vez mais altos em 2024/25.
Mas se promessa for realmente dívida, cuidado. Brincadeirinha parte II...
O MVP eu deixo com vocês.
Nem tão favoritos assim...
Dallas Mavericks: os atuais vice-campeões adicionaram Klay Thompson ao elenco e prometem tentar surpreender de novo com Luka Doncic e Kyrie Irving. Será?
Minnesota Timberwolves: após bater na trave na temporada passada, a base da equipe se manteve e conta com a evolução de Anthony Edwards para brigar pelo título. Imaginem se ele resolver jogar tudo aquilo que fala nas Finais! Brincadeirinha parte III.
Milwaukee Bucks: após um ano decepcionante, Damian Lillard e Giannis Antetokounmpo esperam reorganizar a casa para que a franquia volte a triunfar após três temporadas. Curioso estou...
Los Angeles Lakers: LeBron James está cada vez mais próximo do fim da carreira, busca conseguir mais um anel e conta com as mesmas peças de 2023 para tal feito. Anthony Davis, Austin Reaves, Rui Hachimura e companhia bem limitada...
Eu não poderia ir embora sem citar Bronny James. Brincadeirinha.