A temporada 2024-25 da NBA se inicia nesta terça-feira (22), com a partida de abertura sendo dos atuais campeões, os Celtics, contra os Knicks, no TD Garden, às 20h30. E embora a pré-temporada ofereça uma prévia importante, prever o que acontecerá na temporada regular e nos playoffs vai além desse período preparatório. O desempenho das equipes no ano anterior, além de mudanças técnicas e no plantel, são fatores essenciais para analisar o que esperar na nova temporada.
Os Celtics, atuais campeões da liga, são um dos grandes favoritos para conquistar novamente a glória máxima do basquete norte-americano, afinal, mantiveram a base vitoriosa - com Tatum e o MVP Finals, Jaylen Brown - e vem com tudo para se tornarem a franquia com mais troféus. Logo atrás, os vice-campeões da última temporada, os Mavericks, também podem buscar o anel dourado, visto que, além de manter suas estrelas, trouxeram um dos jogadores mais decisivos da liga, o Klay Thompson - formando assim uma equipe com três allstars.
Outras franquias ainda podem surpreender, como os Bucks da dupla Antetokounmpo e Lillard e Nuggets do, duas vezes MVP da liga, Jokic. Correndo por fora, os Knicks, Heat, Grizzlies e Suns - de Towns, Butler, Ja Morant e Durant, respectivamente - também podem incomodar os favoritos. Outro concorrente são os Warriors com uma excelente pré-temporada e uma coincidência a seu favor: todas as vezes que foram 100% nas preseasons, foram campeões da liga.
Os restantes dos times, irão digladiar entre si pelas vagas restantes nos playoffs e play-in, com destaque aos Lakers, do LeBron King James, e os 76ers, liderados por Joel Embiid.
Pré-temporada
Para iniciar a preparação em quadras para a próxima temporada da NBA, as franquias organizaram partidas amistosas entre elas para testar jogadores e táticas e, claro, preparar as estrelas para o ano. A pré-temporada contou com 67 partidas entre os times da liga, no entanto, chegou a ter confrontos contra times internacionais. Os jogos, além de acontecerem nos Estados Unidos e Canadá, tiveram jogos nos Emirados Árabes Unidos.
O desempenho e resultados das franquias foram equilibrados, mas três times se destacaram - um de modo positivo e os outros dois de modo negativo. O Golden State Warriors fez uma campanha perfeita. Foram seis vitórias em seis partidas. Irretocável. Enquanto que o Cleveland Cavaliers e Sacramento Kings decepcionaram e foram derrotadas em todos os jogos disputados - Cavaliers com quatro jogos e Kings com cinco.
No entanto, outros times também tiveram um bom desempenho e obtiveram quatro vitórias, que foram: New York Knicks, Miami Heat, Oklahoma City Thunder, Los Angeles Clippers, Utah Jazz e, o atual campeão, Boston Celtics. Logo atrás, com três triunfos, ficaram Detroit Pistons, Chicago Bulls, Toronto Raptors, Philadelphia 76ers, Houston Rockets, Portland Trail Blazers, Memphis Grizzlies e Phoenix Suns.
Com mais resultados negativos do que positivos, as equipes Minnesota Timberwolves, San Antonio Spurs, Indiana Pacers, Washington Wizards, Charlotte Hornets e Los Angeles Lakers. Mas, tiveram franquias piores, que obtiveram apenas um bom resultado durante o período preparatório, foram estes: Milwaukee Bucks, Atlanta Hawks, Brooklyn Nets, New Orleans Pelicans, Denver Nuggets e, o atual vice-campeão e novo time da lenda Klay Thompson, Dallas Mavericks.
Por mais que a pré-temporada tenha sido do Warriors, o principal jogador, ao menos no quesito da pontuação, foi Anthony Davis, dos Lakers, com média de 21,8 pontos.
Temporada 2023/24
A temporada 2023/24 da NBA foi marcada por surpresas e reviravoltas, com equipes emergindo como fortes candidatas ao título e outros desafios inesperados. O grande destaque fica por conta do Boston Celtics, que voltou a ser campeão após 16 anos de espera, mas muitas outras equipes tiveram histórias interessantes, como o Oklahoma City Thunder que voltou a liderar a conferência oeste após 11 anos, e o Mavericks que voltou a disputar uma final após 13 temporadas.
Outro ponto importante foi a luta intensa pela premiação de MVP, onde nomes como Luka Dončić, Jayson Tatum e Nikola Jokić se destacaram em uma disputa acirrada. Dončić, com sua habilidade excepcional em pontuar e criar jogadas, levou o Dallas Mavericks a uma ótima campanha. Já Tatum, com seu papel crucial no Boston Celtics, demonstrou crescimento e resiliência, enquanto Jokić, o defensor do título de MVP, continuou a impressionar com sua visão de jogo única e capacidade de impactar a equipe de diversas maneiras.
Por fim, a temporada também foi marcada por lesões que afetaram equipes favoritas, como os Golden State Warriors e os Milwaukee Bucks. Stephen Curry e Giannis Antetokounmpo enfrentaram problemas de saúde que impactaram a consistência de suas equipes, levantando preocupações sobre a profundidade dos elencos e a capacidade de recuperação em momentos críticos.