Na noite da última segunda-feira, a Federação Boliviana de Futebol (FBF) anunciou Antônio Carlos Zago para o cargo de treinador. O brasileiro, de 54 anos, chega para substituir Gustavo Costas, demitido após começo negativo nas Eliminatórias para a Copa do Mundo.
Em seu último trabalho, Zago comandou o Coritiba, sendo sacado após 12 jogos sem vitória e por conta de um discurso polêmico sobre a força do elenco. No período, foram oito derrotas e quatro empates no Coxa Branca.
O que credenciou o ex-zagueiro a assumir a Bolívia foi a passagem no Bolívar. No clube do meio de 2021 até o final de 2022, ele ajudou na conquista do torneio nacional e a levar a equipe para a Libertadores.
Buscando voltar à Copa do Mundo após 32 anos - a última foi em 1994 - os bolivianos perderam os quatro compromissos até então nas Eliminatórias, amargando a lanterna, com quatro pontos de diferença para o Paraguai, sétimo colocado e primeiro na zona de classificação para o Mundial.
Nas próximas duas rodadas da qualificatória, a Bolívia enfrenta o Peru e o Uruguai, respectivamente. O primeiro confronto está marcado para às 17h (de Brasília) do próximo dia 16, em La Paz. Já o outro será às 20h30, no dia 21 de novembro, em Montevidéu.