Análise: desatenção nos acréscimos custa vitória ao Botafogo, mas 2024 é um ano diferente

Mesmo após ter levado o empate, o Alvinegro não se abateu e seguiu pressionando

19 out 2024 - 11h38
(atualizado às 11h38)
Savarino duirante o jogo.
Savarino duirante o jogo.
Foto: Vitor Silva/Botafogo / Esporte News Mundo

Em um roteiro parecido com o do ano passado: o Botafogo abriu o placar no final da partida e, quando tudo encaminhava para uma vitória importante com seu artilheiro marcando um gol importante, o Alvinegro levou um empate em desatenção na saída de bola nos acréscimos. Com isso, acabou empatando por 1 a 1 com o Criciúma, no Maracanã.

Apesar das similaridades com 2023, o Alvinegro vive um contexto totalmente diferente do último Campeonato Brasil. Diferentemente da última edição, a equipe de Artur Jorge não dá sinais de que está entregue. O cenário é outro, o Alvinegro busca a vitória a qualquer motivo e não mostra se abalar.

Publicidade

Na partida da última sexta, a equipe não sentiu o gol de Felipe Vizeu e seguiu pressionando até o último lance. Nos últimos minutos adicionais, o goleiro Gustavo fez uma defesa milagrosa no cabeceio de Tiquinho e outra boa intervenção no chute de Barboza. O zagueiro argentino chegou a marcar no último lance, mas o gol foi invalidado.

Dificuldades para a criação e atuações abaixo

Para o duelo diante do Tigre, Artur Jorge mandou a campo uma equipe que vem sendo considerada "titular" nos últimos jogos. No entanto, teve dificuldades de envolver a marcação da equipe catarinense no primeiro tempo.

Apesar de ter chegado a ter 80% da posse de bola, o Alvinegro não conseguia criar ações efetivas no campo de ataque. Savarino e Almada não trouxeram criatividade e Marlon Freitas ficou com a criação, mas não conseguiu produzir muito. Outro ponto negativo foram os laterais, Vitinho e Alex Telles tiveram atuações abaixo no geral. Ambos erram cruzamentos e tomadas de decisão.

Publicidade

Melhora no segundo tempo e desatenção no final

Na segunda etapa, o Botafogo melhorou e cresceu dentro da partida. Com um pouco mais de volume de jogo, o Alvinegro conseguiu criar algumas oportunidades. Vitinho acertou o travessão após aparecer de elemento surpresa na área e Luiz Henrique parar em uma boa intervenção de Gustavo.

Nos acréscimos, Tiquinho Soares abriu o placar em gol chorado e que levou à loucura a torcida alvinegra que lotou o Maracanã. Ele estava há quase três meses sem marcar e seu último tento foi no empate com o São Paulo, em julho.

Tiquinho comemorando seu primeiro gol desde julho –
Foto: Vitor Silva/Botafogo / Esporte News Mundo

No entanto, a alegria não durou muito tempo e, poucos minutos depois, Felipe Vizeu deixou tudo igual após desatenção da defesa. Isso fez o clima mudar dentro do estádio.

Depois disso, a equipe de Artur Jorge até tentou buscar o segundo, mas Tiquinho Soares e Alexander Barboza pararam em duas boas intervenções de Gustavo. Fora isso, o zagueiro argentino ainda teve um gol invalidado por botar a mão na bola.

Publicidade

Com o empate, o Botafogo chega aos 61 pontos no Brasileirão, se mantém na liderança da competição e abre quatro pontos de vantagem para o Palmeiras, que entrará em campo no domingo. No momento, a equipe de Artur Jorge vira a chave para a Libertadores. O Alvinegro receberá o Peñarol, no Nilton Santos.

Fique por dentro das principais notícias de Futebol
Ativar notificações