O Botafogo anunciou na manhã desta segunda-feira a contratação do volante Allan, ex Napoli e Everton, e que estava no Al-Wahda dos Emirados Árabes. O jogador de 33 anos havia assinado um pré-contrato com o Alvinegro no último mês de fevereiro, mas a equipe emiradense não liberou que ele chegasse no primeiro semestre ao futebol brasileiro.
Ele assinou um vínculo de dois anos, válido até o final de 2026, começando a valer nesta segunda-feira. Ele começa a treinar com o resto de seus companheiros de equipe, mas só poderá fazer sua estreia a partir da 17ª rodada do Campeonato Brasileiro, pelo fato da janela só abrir de fato no dia 10 de julho.
Allan chega ao Botafogo para dar profundidade ao corpo de volantes da equipe e terá uma disputa acirrada. Ele irá disputar posição com nomes como Marlon Freitas, Gregore, Danilo Barbosa e Tchê Tchê.
Ele foi revelado pelo Vasco, após isso foi vendido ao Udinese, onde jogou por três anos. Em julho de 2015 foi vendido ao Napoli, onde teve sucesso e conquistou a Copa da Itália na temporada 2019/2020. Em setembro de 2020, Allan foi vendido ao Everton, onde reencontrou Carlo Ancelotti que havia treinado o jogador na equipe napolitana. Dois anos depois, o jogador deixou os Toffees para assinar com o Al-Wahda, lá conquistou a Emirates Cup da temporada 2023/204. Allan também tem 10 jogos pela seleção brasileira e fez parte da seleção que foi campeã da Copa América em 2019.