O Botafogo alcançou um feito para poucas equipes. Com a conquista do Campeonato Brasileiro, o Glorioso se juntou a Santos e Flamengo como os únicos times a levantarem o troféu do principal torneio nacional e da Copa Libertadores da América, na mesma temporada.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Os santistas alcançaram a ‘dobradinha’ duas vezes, em 1962 e 1963, com o histórico time liderado por Pelé. Na época, a competição nacional ainda era chamada de Taça Brasil e só veio a ser unificada ao hoje conhecido como Campeonato Brasileiro anos depois, em 2010. O alvinegro praiano ainda completou ambas as temporadas com os títulos do Mundial de Clubes.
O Flamengo, por sua vez, entrou para a lista em 2019, ainda sob o comando do técnico Jorge Jesus. O rubro-negro garantiu o troféu de pontos corridos com incríveis 90 pontos, um recorde para o formato da competição com 20 equipes.
Agora, o Botafogo assegurou os dois títulos em um intervalo de uma semana. Enquanto a Libertadores foi conquistada com vitória por 3 a 1 sobre o Atlético-MG no último sábado, 30, o Brasileirão foi confirmado com a vitória por 2 a 1 contra o São Paulo, neste domingo, 8.
Esse é o terceiro título brasileiro do Botafogo. O time de General Severiano também levantou o caneco em 1968 e 1995.
Para fechar o ano com chave de ouro, o Glorioso ainda tem pela frente a Copa Intercontinental. Já na próxima quarta-feira, 11, o Fogão estreia na competição contra o Pachuca, do México.
Se vencer, o Botafogo pega o Al Ahly, do Egito, na semifinal, no dia 14. O Real Madrid já está confirmado na decisão, marcada para a quarta-feira, 18.