O Botafogo cumpriu a missão principal na Libertadores, garantindo a classificação para o mata-mata com uma rodada de antecedência. Agora, o Glorioso mira a primeira colocação do grupo, para fugir de pedreiras logo nas oitavas, mas terá uma tarefa complicada na Colômbia, onde vai enfrentar o Junior Barranquilla. A partida será nesta terça-feira (28), às 19h (de Brasília).
Com duas derrotas, o Botafogo teve um início ruim na fase de grupos da competição, mas compensou com três vitórias seguidas. A quantidade de tropeços dos concorrentes também ajudou, já que o Alvinegro é o time com mais vitórias no grupo D.
Como o primeiro critério de desempate é o saldo de gols, o Botafogo só assume a liderança do grupo em caso de vitória. O Junior Barranquilla está invicto na Libertadores e deve ter casa cheia na Colômbia. Na primeira rodada, a equipe colombiana venceu por 3×1 em pleno Nilton Santos, com um show de Carlos Bacca.
Desta vez, o Botafogo chega com um trabalho mais consolidado sob o comando de Artur Jorge. A principal novidade será o retorno de Tiquinho Soares após um mês de ausência. Além disso, Óscar Romero e Diego Hernandez estão reintegrados depois de um episódio de indisciplina.
Por outro lado, a lista de desfalques segue grande. Savarino, Eduardo, Marçal, Rafael e Pablo continuam fora por problemas físicos. Ademais, Danilo Barbosa está suspenso, e Cuiabano não está inscrito no torneio.
A provável escalação do Botafogo é: John; Damián Suárez, Lucas Halter, Bastos e Hugo; Gregore, Marlon Freitas, Tchê Tchê e Óscar Romero; Luiz Henrique e Júnior Santos.