A Conmebol confirmou na noite desta terça-feira, que o jogo de volta da semifinal da Libertadores entre Peñarol x Botafogo será disputado no estádio Centenário, em Montevidéu, nesta quarta-feira, às 21h30. O órgão que comanda o futebol na América do Sul confirmou a presença das duas torcidas.
Segundo o site "GE", a decisão de mandar o jogo para a casa da seleção uruguaia deixou a Conmebol e a CBF contrariadas. Isso acontece pelo fato de que os dois órgãos queriam que a reciprocidade entre os clubes fosse respeitada.
A Polícia Nacional uruguaia e o Ministério do Interior do país concederam uma entrevista coletiva no início da noite, desta quinta-feira, e confirmaram a decisão. Na visão dos órgãos, o estádio é melhor por ser um lugar onde os organizadores têm "experiência" e entendem sua estrutura.
- A Polícia Nacional e o Ministério do Interior estão de acordo (com o jogo no Centenário), porque é um lugar que dá condições. Fizemos muitos eventos lá, temos a experiência e entendemos que, pela estrutura e pela localização do Centenário, haveria possibilidades e garantias de realizar a partida com as duas torcidas. - confirmou um porta-voz durante a coletiva.
A decisão de mudar o local da realização da partida foi tomada depois de um dia de tensões envolvendo a Conmebol, o governo do Uruguai, a Associação Uruguaia de Futebol e os dois clubes. A entidade afirmou que recebeu uma solicitação para que a partida fosse disputada no Centenário e seguiria a recomendação do Ministério do Interior do Uruguai.
No mesmo comunicado, a Conmebol lembrou também que a responsabilidade da realização da partida é do clube mandante, neste caso o Penãrol. Isso também inclui a segurança e os custos da mudança de campo.
O estádio Centenário tem capacidade para receber 65 mil torcedores, o que torna mais fácil receber os torcedores do Botafogo. Fora isso, ele fica localizado em uma área central de Montevidéu e tem um deslocamento mais fácil.