A Conmebol enviou um ofício para a AUF (Associação Uruguaia de Futebol) pedindo que o Ministério do Interior do país e o Peñarol garantam a presença dos torcedores do Botafogo na partida de volta da semifinal da Libertadores, na quarta-feira, em Montevidéu. A entidade exige uma garantia por escrito do carbonero até as 10h desta terça-feira (29).
No documento, revelado pela rádio "Sport 890", o órgão que comanda o futebol da América do Sul pediu que o governo uruguaio e a equipe garantam que haja condições de segurança para a torcida do Alvinegro na partida.
Segundo o jornalista Rodrigo Romano, da "Teledoce", a Conmebol determinou que o Peñarol e o Ministério do Interior apresentem garantias por escrito até às 10h desta terça-feira (29). O clube convocou uma reunião emergencial que está prevista para começar às 8h45.
A entidade ainda lembrou ao clube uruguaio que qualquer notificação sobre proibição de acesso à torcida visitante deve ser emitida com pelo menos oito dias de antecedência. Caso as entidades não enviem garantias de segurança, a partida será disputada com portões fechados.
Confira o documento:
- Estimado Presidente,
- Dirigimo-nos a você em nome e representação da Conmebol em relação à comunicação recebida hoje por parte do Ministério do Interior, que nos informa que o jogo do dia 30 de outubro de 2024 entre Club Atlético Peñarol e Botafogo de Futebol e Regatas, correspondente às semifinais da Conmebol Libertadores, se disputará exclusivamente com a presença do público local, ou seja, do Club Atlético Peñarol.
-Sobre isso, queremos recordar que esta notificação deveria ter sido emitida com pelo menos oito dias de antecipação à data do jogo. Aproximadamente 1.600 ingressos já foram vendidos para os torcedores do Botafogo, que, em sua maioria, já estão a caminho da cidade de Montevidéu.
-Que, em outras ocasiões, o Ministério do Interior classificou os jogos do Club Atlético Peñarol como de "alto risco", havendo o clube tomado todas as medidas de segurança e logística necessárias para levar a cabo a partida em estreito cumprimento ao estabelecido no Regulamento da Competição.
-É por isso que solicitamos que o Ministério do Interior da República Oriental do Uruguai juntamente com o Club Atlético Peñarol garantam por escrito que se encontram dadas as condições de segurança necessárias para a realização da partida com a presença de ambas as torcidas, e que a mesma seja enviada à Conmebol antes do dia 29 de outubro às 10h (horário do Paraguai), caso contrário a Conmebol se reserva no direito de:
- 1. Estabelecer que a partida pelas semifinais se jogue sem público; ou
- 2. Mudar a partida para outro território, conforme o disposto no Art. 4.2.2 do Manual de Clubes. - disse o comunicado.