O Estádio Nilton Santos viveu uma tarde apoteótica neste domingo, 8. Os milhares de presentes nas arquibancadas alvinegras viram mais um capítulo da ‘família Botafogo’ ser escrita com a conquista do Campeonato Brasileiro, cerca de uma semana após ser campeão da Copa Libertadores.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
No entanto, os dias dourados vivenciados nos últimos meses não impedem que botafoguenses esqueçam da época sombria com participações na Série B. Por isso, a palavra “resistir” foi o destaque do mosaico exibido antes de a bola rolar.
Verbo esse que foi levado ao pé da letra pelo botafoguense. Mesmo com os questionamentos de um possível “abalo psicológico”, devido à frustração do ano passado, a equipe de General Severiano superou altos e baixos nesta edição para levantar o terceiro Brasileirão de sua história.
Toda essa superação também reflete reverências dos torcedores a John Textor, dono da SAF carioca. Ao Terra no pré-jogo, torcedores exaltaram e agradeceram ao “papai”, que adquiriu o futebol do clube em 2022.
À reportagem, no gramado, após a cerimônia de premiação, Luiz Henrique destacou a união do elenco dentro e fora de campo. Rafael, Adryelson e Alex Telles também reforçaram a parceria dos agora multicampeões.
“Essa família Botafogo é muito unida, a gente é uma família dentro de campo, fora de campo, por isso que esse grupo aqui merece tudo isso, ser campeão brasileiro e da Libertadores, porque a gente tem os pés no chão, a gente ajuda o outro, então por isso que estamos conquistando tudo isso aí”, disse o camisa 7.
Após a partida, já do lado de fora do estádio, os botafoguenses demonstraram confiança na disputa da Copa Intercontinental, que começa nesta quarta, 11, contra o Pachuca, do México, no Catar. A exceção foi Waymian Rainho, que vê o time já sem gás para o último torneio do ano.
A partida
A vitória por 2 a 1 sobre o São Paulo foi confirmada com gols de Savarino e Gregore. William Gomes descontou para o Tricolor Paulista. Apesar do resultado, nem mesmo uma derrota tiraria o título do Glorioso, já que o Palmeiras perdeu para o Fluminense, no Allianz Parque.
O gol do Tricolor das Laranjeiras, aliás, foi um dos momentos de maior destaque durante os 90 minutos. O tento foi celebrado como se tivesse acontecido no Nilton Santos, e até alguns gritos de “Nense” foram ouvidos no momento.