O sorteio do Mundial de Clubes de 2025 será realizado na tarde desta quinta-feira, em Miami, mas a Fifa pode fazer uma mudança entre os 32 participantes. Segundo o site "GE", isso acontece pelo fato de Pachuca e León estarem na competição, os dois clubes têm o mesmo dono e estão cientes de que isso pode acontecer.
As duas equipes pertencem ao conglomerado chamado de Grupo Pachuca, que pertence ao empresário mexicano Jesús Martínez Patiño. Ele também é dono do Zacatecas e Coyotes de Tlaxcala, além do Talleres, da Argentina, e do Everton, do Chile.
O regulamento da competição veta que equipes que tenham o mesmo grupo empresarial como dono participem do torneio. O órgão que comanda o futebol mundial está condicionado a abrir uma investigação sobre o caso.
No entanto, não existe um prazo definido para a decisão ser tomada. A Fifa quer que tudo seja resolvido o mais rápido possível para preservar a integridade da competição e que todos os clubes possam analisar seus adversários da mesma maneira.
Mesmo com o regulamento proibindo a possibilidade, as duas equipes podem convencer os órgãos que jogam como representantes da Concacaf. Caso um dos dois deixe a competição, não existe uma definição de quem herdaria a vaga. Mas uma equipe da Confederação das Américas Central e do Norte herdaria a vaga.
Caso o ranking da Concacaf seja levado em consideração, o América do México seria o candidato a levar a vaga. A equipe que é comandada pelo brasileiro André Jardine é a terceira no ranking, atrás de Monterrey e León. Ambas as equipes já estão classificadas para a competição.
A primeira edição da Copa do Mundo de Clubes, torneio que passará a acontecer de quatro em quatro anos e que foi criado pela Fifa, será disputada nos Estados Unidos, entre os dias 15 de junho e 13 de julho do ano que vem. Todas as 32 equipes das seis confederações continentais serão divididas em oito grupos com quatro times em cada e os dois melhores de cada chave se classificam.
O que se sabe é que o Pachuca jogará o Intercontinental neste mês de dezembro. A equipe mexicana jogará contra o Botafogo na próxima quarta-feira (18), no Estádio 974, em Doha, no Catar.