Peñarol e Botafogo disputam vaga na final da Libertadores com clima tenso após confusão entre torcidas

O Glorioso goleou o Peñarol na ida e agora só precisa sustentar o resultado para avançar à sua primeira final de Libertadores.

30 out 2024 - 11h56
(atualizado às 19h47)
Foto: Esporte News Mundo

Peñarol e Botafogo medem forças nesta quarta-feira (30), às 21h30 (horário de Brasília), no histórico Estádio Centenário, em Montevidéu, pelo confronto de volta da semifinal da Copa Libertadores. Após um expressivo 5 a 0 em casa, o Botafogo chega ao Uruguai com a vantagem no placar e a missão de assegurar sua vaga na grande final. O Atlético-MG, já garantido na decisão, aguarda o vencedor desta partida para definir seu adversário na finalíssima, que acontecerá em 30 de novembro no Estádio Monumental de Núñez, na Argentina.

O Glorioso pode ir a campo com algumas alterações nos onze que golearam a equipe uruguaia na semana passada. Cinco titulares do Botafogo estão pendurados, são eles: John, Barboza, Gregore, Luiz Henrique e Igor Jesus. Caso sejam advertidos com cartão amarelo, podem ficar fora de uma possível final. Por conta disso, o técnico Artur Jorge mesclou o time nos treinamentos, substituindo os jogadores pendurados, o que reforça a possibilidade dele realizar mudanças na equipe. Lembrando que o Botafogo é o líder do Brasileirão e busca se manter forte nas duas frentes para alcançar um doblete histórico.

Publicidade

A novidade entre os relacionados será o lateral-esquerdo Alex Telles, que ficou fora do último jogo pelo Brasileirão. Ele tem treinado normalmente, mas o clube não informou o motivo da ausência.

Provável escalação do Botafogo: Gatito Fernández; Vitinho (Mateo Ponte), Bastos, Adryelson e Marçal (Cuiabano); Danilo Barbosa e Marlon Freitas; Óscar Romero (Matheus Martins), Savarino e Thiago Almada (Eduardo); Tiquinho Soares.

O Peñarol comandado pelo técnico Diego Aguirre ainda acredita numa virada histórica. "Matar ou morrer, mas sempre adiante. Peñarol e nada mais (em tradução livre)", publicou Maxi Oliveira, com a imagem de uma parte do CT do Peñarol onde está escrito a seguinte mensagem: "Aqui escolhemos acreditar até o último segundo". "Acreditar. Obstinado e lutador", postou Guzmán Rodríguez, também em seu perfil no Instagram. Por fim, o meia e destaque da equipe Leo Fernández escreveu: "Peñarol, Peñarol e sempre Peñarol. Tudo é possível para quem crê".

Provável escalação do Peñarol: Aguerre; Milans, Méndez, Rodríguez e Olivera; Pérez e García; Darias, Leo Fernández e Báez; Silvera.

Publicidade

Peñarol e Botafogo: tensão e apreensão com a segurança

O Ministro do Interior do Uruguai, Nicolas Martinelli, havia feito um pedido formal à Associação Uruguaia de Futebol (AUF) para que a partida entre Peñarol e Botafogo fosse realizada com torcida única. A alegação é de que não haveria condições de segurança para os torcedores visitantes serem recebidos no Estádio Campeón del Siglo, após os conflitos no Rio de Janeiro, na última semana.

A Conmebol, por outro lado, exigiu a presença de torcedores do Botafogo no estádio Campeón del Siglo, ameaçando realizar o jogo com portões fechados. Os torcedores botafoguenses que estão em Montevidéu relatam ter sofrido racismo, ameaças e até perseguição. O presidente do Peñarol disse que iria lutar pela torcida local e que o Botafogo criou um "clima de guerra" para a semifinal. 

Depois destas tensões, a decisão de realizar o jogo com as duas torcidas no Estádio Centenário foi tomada. A escolha se deu por conta de ser mais fácil para autoridades locais acomodarem os torcedores visitantes com segurança, uma vez que o Centenário tem quase 25 mil lugares a mais do que o Campeón Del Siglo - 65 mil a 40 mil. Além disso, o Centenário fica numa área mais central de Montevidéu, cercado de parques, o que permite deslocamento mais fácil das torcidas.

Fique por dentro das principais notícias de Futebol
Ativar notificações