A seleção brasileira sub-21 de judô terminou com saldo positivo no primeiro dia da Copa Europeia Sub-21, de Paks, na Hungria. O Brasil finalizou este sábado (13) com cinco medalhas, sendo duas pratas e três bronzes. Os dois que subiram ao segundo lugar mais alto do pódio foram Eduarda Bastos, na categoria até 63kg, e Guilherme Oliveira, -73kg. E três mulheres conquistaram a terceira posição: Dandara Camilo, -78kg, Enya Pires e Olívia Oliveira, ambas da acima dos 78kg.
Brasileiros de prata
Eduarda Bastos e Guilherme Oliveira conquistaram a medalha de prata na Copa Europeia Sub-21 de judô. A primeira ganhou quatro lutas para chegar na final. Na estreia, ela venceu a croata Sara Imeri com dois wazaris, conquistando o ippon. Em seguida, a derrotada foi a estadunidense Emily Daniela Jaspe, com wazari. Finalizando o Grupo C, a brasileira bateu a austríaca Lisa Betz, por wazari. Na semifinal, Eduarda perdia para a austríaca Franziska Schloegl por wazari quando conseguiu um ippon. Na final, a atleta do Brasil perdeu para a francesa Melkia Auchecorne por dois wazaris.
O caminho de Guilherme Oliveira ao segundo lugar na Copa Europeia Sub-21 de judô começou na segunda rodada com triunfo diante do italiano Pietro Sammarruco. Na sequência, ele superou o holandês Daan Pot. No último combate pelo Grupo A, o brasileiro ganhou do croata Luka Katic. Todos esses triunfos foram por dois wazaris, chegando ao ippon. Na semifinal, Guilherme derrotou o georgiano Saba
Samadashvili, por wazari. E, na luta pelo ouro, ele acabou batido pelo italiano Fabrizio Esposito, também por wazari.
Mulheres de bronze
Dandara Camilo, Enya Pires e Olívia Oliveira colocaram o judô feminino do Brasil no pódio na Copa Europeia Sub-21. A primeira delas, atleta da categoria até 78kg, estreou na segunda rodada do Grupo A ganhando da eslovena Ema Kolmanko, por dois wazaris, chegando ao ippon. Na semifinal, ela acabou perdendo por três punições para a francesa Lila Mazzarino. Na disputa pelo bronze, Dandara levou a melhor contra a sérvia Lana Lubura, por dois wazaris.
As outras duas medalhistas de bronze competiram na categoria acima dos 78kg na Copa Europeia Sub-21 de judô. Enya Pires integrou o Grupo A e debutou com sucesso diante da húngara Regina Huszar, com dois wazaris. Na semifinal, ela perdeu para a francesa Celia Cancan, por ippon. No embate pelo bronze, a Enya bateu a romena Daria Tudorache, também com o golpe que finaliza a luta, confirmando o terceiro lugar
O caminho de Olívia Oliveira foi mais complicado, já que perdeu na primeira luta para a mesma atleta da França que venceu Enya na semifinal. Na repescagem, ela bateu Huszar e conquistou o bronze na Copa Europeia Sub-21 de judô ganhando da compatriota Evellyn Pereira após três punições. Antes de ser derrotada pela colega de seleção brasileira, Evellyn havia vencido na primeira luta a eslovena Tara Janjic e perdido na semifinal para a belga Gabrielle Bouvier.
Mais brasileiros no primeiro dia
Além dos medalhistas, mais 13 brasileiros competiram no dia inaugural da Copa Europeia Sub-21 de judô. Ana Beatriz Feitosa e Carolina Machado, da categoria até 63kg, foram derrotadas na segunda luta. Na +78kg, Evellyn Pereira perdeu na luta pelo bronze para a conterrânea Olívia Oliveira. Na -60kg, Ângelo Silva, Erick Kaneda, Lucas Takaki e Guilherme Feitosa perderam no segundo embate.
Já na -66kg, Artur Correa e Francisco Schier acabaram superados na estreia. Ernane Nevez caiu no segundo enfrentamento e Ronald Lima terminou na 5ª posição, a melhor colocação entre os não medalhistas. Claiton Faria e Thawa Frade perderam com antecedência na categoria -73kg, com o primeiro perdendo na segunda luta e o segundo na terceira.