Em busca da primeira vitória após a Copa do Mundo do Qatar, a Seleção Brasileira enfrenta a Guiné, neste sábado (17), às 16h30 (horário de Brasília), na Espanha, em amistoso onde o tema do combate ao racismo será amplamente levantado.
No mesmo país onde em menos de um mês o seu principal jogador, o atacante Vinícius Júnior, se tornou novamente vítima de racismo, o Brasil entrará em campo vestindo preto pela primeira vez na história. O uniforme será utilizado no primeiro tempo, sendo substituído pelo tradicional amarelo na etapa final.
Inclusive, Vini vestirá a camisa 10 da Seleção Brasileira, na ausência de Neymar, que se recupera de uma lesão no tornozelo esquerdo sofrida em fevereiro deste ano. Com a camisa 9, Richarlison retomará a titularidade no ataque, mesmo após uma temporada com pouquíssimos gols atuando pelo Tottenham, da Inglaterra.
Convocados pela primeira vez na carreira, o lateral-esquerdo Ayrton Lucas, do Flamengo, e o meia Joelinton, do Newcastle, da Inglaterra, terão chances de debutaram com a Amarelinha logo como titulares.
A seleção de Guiné, por sua vez, ainda que venha de uma derrota por 2 a 1 para o Egito, nas eliminatórias para a Copa Africana das Nações, e seja somente o 79º país no ranking da Fifa, possui alguns atletas conhecidos no futebol europeu, como o zagueiro Diakhaby e o volante Moriba, ambos do Valência (ESP), o meia Nabi Keita, que recentemente deixou o Liverpool (ING) para o Werder Bremen (ALE), e o Guirassy, que se destacou na última edição do campeonato alemão, pelo Stuttgart.
BRASIL X GUINÉ
AMISTOSO
Local: Cornellà-El Prat, Prat de Llobregat (ESP)
Data e hora: 17 de junho de 2023, às 16h30 (horário de Brasília)
Árbitro: Andris Treimanis (Letônia)
Assistentes: Haralds Gudermanis (Letônia) e Aleksejs Spasennikovs (Letônia)
VAR: Víctor Garcia (Espanha)
Onde assistir: Globo, SporTV, Globoplay e no tempo real do LANCE!
BRASIL
Weverton; Danilo, Éder Militão, Marquinhos e Ayrton Lucas; Casemiro, Joelinton e Lucas Paquetá; Vinicius Júnior, Richarlison e Rodrygo. Técnico: Ramon Menezes
GUINÉ
Koné; Conte, Sow, Diakhaby e Sylla; Diawara, Ilaix Moriba, Guilavogui, Naby Keita e Kamano; Guirassy. Técnico: Kaba Diawara.