Copa foi conquista para governo e vitória do País, diz Dilma

Por duas horas e meia, ministros criticaram previsões pessimistas e defenderam organização do evento

14 jul 2014 - 17h07
(atualizado às 19h24)
<p>Dilma se encontrou com Vladimir Putin, presidente da Rússia, próxima sede da Copa</p>
Dilma se encontrou com Vladimir Putin, presidente da Rússia, próxima sede da Copa
Foto: Alexey Nikolsky / RIA Novosti / Kremlin / Reuters

A presidente da República, Dilma Rousseff, disse nesta segunda-feira que a Copa do Mundo foi uma “árdua conquista” de seu governo e que o Brasil saiu vitorioso do evento. Em pronunciamento na abertura de um balanço do governo sobre o mundial, a presidente agradeceu ao povo brasileiro pela recepção aos turistas e disse que o País derrotou previsões pessimistas.

“Nós somos um país que demonstrou sua capacidade de organização. Ao que pese, sabe que os vaticínios, os prognósticos que se faziam sobre a Copa eram os mais terríveis possíveis. (…) Nós não teríamos aeroportos, não teríamos a capacidade de receber milhões de turistas. Enfim, nós derrotamos sem dúvida essa previsão pessimista e realizamos com a imensa contribuição do povo brasileiro a Copa das Copas”, disse Dilma.

Publicidade

"A gente dizia que teriamos a Copa das Copas. Pois bem: tivemos a Copa das Copas. Tivemos sem tergiversar. Um problema foi a nossa partida, o nosso jogo com a Alemanha. No entanto, eu acredito que tudo na vida é superação", disse a presidente.

Para a presidente, o Brasil demonstrou capacidade de assegurar infraestrutura, telecomunicação e comodidade para os turistas e seleções. ”O imenso desafio de organizar e garantir uma Copa do Mundo que estivesse à altura do País e do povo foi uma árdua conquista para o meu governo”, disse.

Dilma sobre goleada: "meus pesadelos não chegaram a tanto"
Video Player

Apesar de lamentar a derrota do Brasil na semifinal para a Alemanha, Dilma afirmou que a Seleção demonstrou dignidade e atitude e que pode se considerar um vitorioso. “Nesse momento nosso País pode se considerar vitorioso, um vitorioso no que se refere a organização dessa Copa do Mundo, a recepção dessa Copa do Mundo”, disse.

Dilma convocou 16 ministros para a apresentação do balanço. Doze titulares de diferentes pastas falaram por duas horas e meia e deram o tom de como será o discurso da campanha para a reeleição da petista. O ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, lembrou a manchete do jornal Folha de S.Paulo no início do evento ("Copa começa hoje com Seleção em alta e organização em xeque") para desqualificar uma das "previsões pessimistas" da imprensa. "Fazendo uma análise um pouco mais sóbria hoje, o Brasil perdeu a taça, mas ganhou a Copa", disse.

Publicidade

Durante a apresentação do balanço, ministros apresentaram a jornalistas, o Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (Ciccn) números operacionais da Copa do Mundo, como efetivos policiais destacados para o evento, atendimentos de saúde, números de turistas que vieram ao Brasil, entre outros detalhes. A presidente Dilma Rousseff acompanhou a explanação de todos, mas foi embora antes do início das perguntas dos jornalistas.

Fonte: Terra
Fique por dentro das principais notícias de Futebol
Ativar notificações