Daniel Alves veio ao Brasil curtir férias após espetacular temporada com o Barcelona e mostrou que está, mesmo, sem filtro. Depois de revelar ao programa Bola da Vez, da ESPN Brasil, que Pep Guardiola se ofereceu para treinar a Seleção Brasileira e foi rejeitado, o lateral direito voltou a atacar. Desta vez, porém, as críticas do jogador foram nominalmente direcionadas à Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Em participação no programa Altas Horas, da TV Globo, Daniel confirmou que o treinador espanhol queria comandar a Seleção antes da Copa do Mundo de 2014, mas reafirmou que a CBF vetou. A entidade, por sinal, foi atacada duramente pelo atleta do Barcelona, que questionou a real preocupação dela com o povo, jogadores e futebol brasileiro.
“Não só soube (que o Guardiola queria treinar a Seleção), como tentei, por meio das pessoas que faziam parte daquele grupo, leva-lo à CBF, para que ela pudesse tomar uma decisão. Acabou que eles não aceitaram. E aí fica um pouco no ar se realmente o futebol, os jogadores e o povo são importantes para a CBF. Eu tenho um pouco de dúvida com relação a isso”, criticou Daniel Alves.
Sem hesitar, o lateral direito seguiu criticando a entidade presidida por Marco Polo Del Nero – sucessor do agora preso José Maria Marin. A mágoa do jogador ainda se referia à rejeição de Pep Guardiola ao cargo de técnico da Seleção. À ESPN Brasil, Daniel revelou que o espanhol tinha até a estratégia para fazer o Brasil hexacampeão mundial, mas que ele não foi aceito pelo temor da CBF junto à opinião pública.
“Penso que, quanto mais eu tiver pessoas inteligentes ao meu lado, melhor para mim. No momento que isso aconteceu (Guardiola foi rejeitado), acreditei que a Seleção hoje em dia é mais nós, jogadores, do que qualquer outro poder. A gente sente a vontade de representar a Seleção, o nosso País. Hoje em dia, a Seleção está assim, desse jeito, porque não há uma junção de coisas boas. E aí só vai se refletir no alvo mais fácil, que são os jogadores”, completou, antes de ser elogiado pelo apresentador global Serginho Groisman.
Daniel Alves disputou as duas últimas Copas do Mundo com a Seleção Brasileira e também jogou a última edição da Copa América, da qual a equipe canarinho foi eliminada nas quartas de final. O jogador, porém, só foi convocado ao torneio continental porque o titular da lateral direita, Danilo, sofreu lesão e teve de ser cortado. Resta saber se, depois de tantas revelações e críticas à CBF, o experiente atleta do Barcelona voltará a vestir a camisa amarelinha.