Em muitas convocações para a Seleção brasileira sob o comando de Tite, Firmino era nome certo na lista. Despontava com Gabriel Jesus como favorito à titularidade do time, ao lado de Neymar. Mas isso ficou para trás nos últimos meses. Ele teve uma queda acentuada de rendimento e passou a não figurar mais nas relações do treinador.
Para quem já dá como desprezível a chance de Firmino ser convocado para o Mundial do Catar, o que é verdade, o tempo ainda pode reservar alguma surpresa. Não é uma engenharia fácil, até porque o Brasil está repleto de grandes destaques no ataque mundo afora. Mas, pelo menos para o seu staff. Firmino ainda está na briga.
Tem, é verdade, demonstrado poder de reação nas últimas semanas, com ótimas atuações pelo Liverpool. No sábado retrasado, marcou dois gols e deu três assistências na goleada por 9 a 0 sobre o Bournemouth.
Na rodada seguinte, fez um dos gols na virada do Liverpool sobre o Newcastle (2 a 1). Já no fim de semana, ficou na reserva e só entrou no decorrer do jogo, sem tempo de ajudar seu time a sair do zero contra o Everton – a partida terminou empatada.
Firmino tem agora 101 gols em 332 jogos com a camisa do Liverpool, 74 deles pela Premier League. Sabe que a concorrência para ter uma vaga na Copa do Mundo do Catar é muito acirrada. Mas não perde a esperança.