Em uma convocação sem grandes surpresas, Gabriel Martinelli e Bremer são as grandes novidades que irão defender a Seleção Brasileira na Copa do Mundo do Qatar. Embora não sejam tão conhecidos dos torcedores brasileiros, o atacante e o defensor são destaques de suas equipes na Europa.
DESTAQUE DO LÍDER
Revelado pelo Ituano, Gabriel Martinelli saiu do Brasil com apenas 18 anos para compor o elenco do Arsenal. Após duas temporadas de adaptação, o atleta se consolidou como peça chave na equipe de Mikel Arteta.
Titular nos Gunners, o camisa 11 tem cinco gols e duas assistências na atual campanha do Arsenal na Premier League. Em um ataque com Gabriel Jesus e Bukayo Saka, o atacante tem como pontos fortes a velocidade e o drible. Apesar de jogar mais pelo lado esquerdo, o jogador também tem uma boa presença na área adversária.
Embora esteja arrebentando na Inglaterra, Martinelli pode ser tratado como surpresa por ter apenas três jogos com a camisa da Seleção Brasileira. O atacante somou minutos nos jogos contra Chile e Bolívia, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, e no amistoso diante do Japão. Com a Amarelinha, o jovem de 21 anos não marcou gols.
Durante a convocação, o técnico Tite explicou o motivo pela convocação do jogador dos Gunners e fez diversos elogios ao atleta.
- A opção do Martinelli é por um externo, ponta, agressivo. Tem sido um dos destaques do Arsenal. O jogador do lance individual, de transições em velocidade, que esteve conosco e que vem mantendo esse alto nível - comentou.
UM DOS MELHORES NA ITÁLIA
Enquanto Martinelli soma duas convocações e três jogos disputados, Bremer foi chamado por Tite em apenas uma lista e participou de uma única partida. No entanto, o defensor é um dos melhores jogadores de sua posição na Itália.
Lançado profissionalmente pelo Atlético-MG, Bremer foi negociado em 2018 com o Torino, da Itália. Desde 2019/2020, o zagueiro se tornou titular absoluto da equipe. Na última temporada, o atleta de 25 anos esteve presente na seleção do Campeonato Italiano após um grande ano.
O bom desempenho do defensor fez com que o brasileiro fosse disputado por Inter de Milão e Juventus durante a última janela de transferências na Europa. O jovem optou por defender as cores da Velha Senhora, onde é titular absoluto e substituto de Chiellini.
Bremer participou de 45 minutos no amistoso da Seleção Brasileira contra Gana, no último dia 23 de setembro. Além do jogo, o zagueiro chamou atenção de Tite e da comissão técnica, como o comandante explicou em coletiva.
- O Bremer teve a condição (de ser convocado), pois a carreira dele e seu desempenho em alto nível no Torino e Juventus o chancelou. Talvez não tenhamos olhado com a devida atenção já antes. E se mostrou, quando veio aqui, com uma segurança impressionante.
Embora tenham sido convocados, Gabriel Martinelli e Bremer devem ter a condição de reservas na Copa do Mundo. No entanto, a dupla coroa o grande desempenho na Europa com uma vaga no torneio do Qatar.
Os jogadores chamados se apresentam no dia 14 de novembro, em Turim, na Itália, onde a Seleção Brasileira vai treinar por cinco dias, no CT da Juventus, antes de viajar para o Qatar (dia 19 deste mês). A comissão técnica chega na cidade italiana entre os dias 12 e 13.
A Seleção estreia na Copa no dia 24, às 16h, contra a Sérvia, depois enfrenta a Suíça, no dia 28, às 13h. Para encerrar a participação no Grupo G, ela duela com Camarões, no dia 2 de dezembro, às 16h.