Inglaterra muda protocolo e Brasil poderá contar com atletas

Governo inglês autoriza viagem de jogadores que estão com ciclo vacinal completo sem a necessidade de quarentena no retorno ao Reino Unido

1 out 2021 - 10h42
(atualizado às 11h31)
Gabriel Jesus e Thiago Silva são dois dos 'ingleses' da Seleção Brasileira (Foto: Lucas Figueiredo / CBF)
Gabriel Jesus e Thiago Silva são dois dos 'ingleses' da Seleção Brasileira (Foto: Lucas Figueiredo / CBF)
Foto: Lance!

Após não contar com atletas que atuam na Inglaterra na última Data-Fifa, a Seleção Brasileira poderá ter a presença de jogadores que disputam a Premier League para os duelos das Eliminatórias no mês de outubro. Nesta sexta-feira (1), o governo britânico anunciou que pessoas que viajem a países da lista vermelha da covid-19 (caso do Brasil) não precisarão cumprir quarentena no retorno. A medida, porém, é válida apenas a quem está plenamente vacinado.

Apesar da não obrigatoriedade de isolamento na volta ao Reino Unido, os jogadores terão de permanecer em instalações próximas aos centros de treinamentos de suas equipes, com a liberação de saída uma vez por dia para treinos ou jogos, de acordo com o jornal The Times.

Publicidade

"Trabalhamos junto com as autoridades do futebol para chegar a uma saída que atendesse o interesse tanto dos clubes quanto do país, mantendo os mais altos níveis de segurança e saúde pública", disse o governo britânico em comunicado.

"Nossa melhor defesa contra o vírus é a vacinação, e essas novas medidas permitirão que jogadores totalmente vacinados cumpram seus compromissos internacionais em segurança, da forma mais prática possível, permitindo que eles treinem e joguem com seus clubes o mais cedo possível no retorno."

Oito atletas que atuam na Inglaterra foram chamados por Tite, e, desde que estejam completamente vacinados com as duas doses (ou dose única, de acordo com o fabricante), poderão defender a Seleção. São eles: Alisson (Liverpool), Ederson (Manchester City), Emerson Royal (Tottenham), Thiago Silva (Chelsea), Fabinho (Liverpool), Fred (Manchester United), Raphinha (Leeds) e Gabriel Jesus (Manchester City).

Na última Data-Fifa, em setembro, a Inglaterra não liberou que atletas viajassem para países da lista vermelha sem que cumprissem quarentena no retorno, e a Premier League vetou que os clubes cedessem jogadores às suas seleções.

Publicidade

Líder das Eliminatórias, a Seleção Brasileira enfrenta a Venezuela, fora de casa, no dia 7. Depois da Vinotinto, o Brasil visita a Colômbia, no dia 10, e encerra sua participação nesta Data-Fifa contra o Uruguai, em Manaus, no dia 14. O jogo contra o Uruguai terá a presença de público na Arena da Amazônia.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se