Segundo o Índice Castrol, criado pela patrocinadora da Fifa para analisar o desempenho dos jogadores na Copa das Confederações, o atacante Neymar - eleito o melhor em campo da Seleção Brasileira nas três partidas da primeira fase, contra Japão, México e Itália - ficou apenas com a 17ª colocação da etapa inicial do torneio.
Confira todos os vídeos da Copa das Confederações
O índice é feito de acordo com técnica parecida com a utilizada pela Castrol para avaliar o desempenho dos óleos, e foi evoluído para sistema que consiga determinar o desempenho dos atletas na Copa das Confederações. O método já foi usado no torneio de 2009 e também na Copa do Mundo de 2010.
Na edição de 2013 da Copa das Confederações, o melhor jogador da primeira fase foi o zagueiro Sergio Ramos, da Espanha, com média de 9,57. O atacante Fred vem em segundo, com 9,47, enquanto Jordi Alba, também espanhol, completa o top 3.
Ainda aparecem outros cinco brasileiros antes de Neymar no ranking: o lateral esquerdo Marcelo, os zagueiros David Luiz e Thiago Silva, o lateral direito Daniel Alves e o volante Luiz Gustavo.
Próximo rival do Brasil na competição, o Uruguai possui apenas um atleta entre os 20 primeiros: o zagueiro Diego Lugano.
A Seleção encara os uruguaios na próxima quarta-feira, no Estádio do Mineirão, pela semifinal da Copa das Confederações.