Santos e Flu: Os que mais cedem atletas às seleções de base

21 mai 2019 - 16h45

As seleções de base da CBF, convocadas em 2019, têm uma coisa em comum – a quantidade de jogadores cedidos por Santos e Fluminense (nove cada), o que os torna os clubes com mais representatividade nas equipes brasileiras Sub-15, Sub-16, Sub-17 e Sub-18 deste ano. Não é por acaso que a dupla é historicamente reconhecida pela formação de grandes craques.

Essa honraria pode ser muito importante a médio prazo para os dois clubes – com reforços de qualidade técnica para dar mais gás ao time principal e, em eventuais negociações, ajudando a equilibrar as finanças de ambos.

Publicidade
O técnico André Jardine, da Seleção Brasileira Sub-18
O técnico André Jardine, da Seleção Brasileira Sub-18
Foto: Lucas Figueiredo / CBF

Considerando-se as últimas convocações de cada uma dessas quatro seleções, o Santos foi o time a quem os treinadores mais recorreram – 11 vezes. Mas dois de seus jogadores, os atacantes Renyer e Marcos Leonardo, figuraram em duas relações (Sub-16 e Sub-17).

Se os dois times se juntassem, poderiam fazer uma seleção à parte, como se pode ver na montagem abaixo, levando em conta os nomes dos que já foram convocados para pelo menos uma das seleções de base da CBF em 2019. O problema (bom) seria pela escolha dos atacantes titulares – são a maioria:

Goleiro – Marcelo (Flu – Sub-17);

Defensores – Kaiky Melo (Santos – Sub-15), Kaique (Santos – Sub-18), Davi (Flu – Sub-17) e Luan (Flu – Sub-18);

Publicidade

Meias – Sandry (Santos – Sub-17), Lucas Lourenço (Santos – Sub-18), Arthur (Flu – Sub-15), Kayky (Flu – Sub-16) e André (Flu – Sub-18);

Atacantes – Angelo (Santos – Sub-15), Renyer e Marcos Leonardo (Santos – Sub-16 e Sub-17), Kaio Jorge (Santos – Sub-17), Yuri Alberto (Santos – Sub-18), Matheus Martins (Flu – Sub-16), Marcos Paulo e João Pedro (Flu – Sub-18).

Agenda

A Seleção Sub-15 está em fase de preparação para a disputa do Sul-Americano, no final do ano, na Bolívia. A Sub-16 disputou em abril torneio na França, na qual terminou em quarto lugar após sofrer uma goleada por 4 a 0 da Inglaterra.

Já a Sub-17 treina para o Mundial da categoria, de 5 a 27 de outubro, no Brasil. Não há nenhum compromisso formal em vista para a Sub-18, mas ela foi convocada pelo técnico André Jardine em 26 de abril para dar a oportunidade de jovens atletas de vivenciar o ambiente de seleção.

Publicidade

Veja também:

Brasil vence Copa de PES19; MD5 mais rápida do LoL
Video Player
Fonte: Especial para Terra
Fique por dentro das principais notícias de Futebol
Ativar notificações